sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ Capa EntretenimentoConselho de Cultura elege membros para nova gestão

Conselho de Cultura elege membros para nova gestão

Na próxima quinta-feira, 30 de janeiro, às 19h30, será realizada no Centro Cultural de Mogi Mirim uma reunião para a escolha dos novos membros do Conselho de Cultura do município, que tem como objetivo dialogar sobre a área, selecionar projetos para serem indicados ao Fundo de Amparo e Incentivo à Cultura (Faic) e ainda sugerir ações para a Prefeitura. Qualquer pessoa ligada ao meio poderá participar da reunião assim como ser eleita ou indicada para o novo Conselho, que terá mandato de dois anos.

Segundo o atual presidente do Conselho, André Almeida, é importante que participem integrantes de todos os segmentos, uma vez que o grupo deve ser formado por áreas distintas, como representantes das artes cênicas, artes visuais, música, artesanato, folclore, literatura e produção cultural.

Além de membros da sociedade civil também fazem obrigatoriamente parte do Conselho integrantes da Secretaria de Cultura e da Educação. Na reunião também será definida a forma como o novo Conselho será formado, se por indicação ou eleição. Definidos os integrantes, a escolha da diretoria acontece na sequência.

Após o novo grupo ser formado, o presidente explicou que os trabalhos serão obrigatoriamente realizados uma vez por mês e que, caso haja necessidade, os membros são convocados para reuniões extraordinárias. No entanto, apesar da importância do grupo para a cidade, hoje apenas quatro pessoas formam o Conselho, sendo que há 2 anos, 18 foi o número de membros escolhidos. “Só sobraram quatro, o resto pediu para sair.

Todo mundo fala mal do Conselho, mas tem pessoas que nunca vimos na vida, ninguém quer participar. Queremos que participem para chegarmos a uma única posição, cada um em seu segmento, mas a briga pelo bem comum que é pela cultura de Mogi Mirim”, frisou.

Outro desejo da gestão atual é que os artistas da cidade também se cadastrem no Censo Artístico, que está em andamento desde meados de novembro. O prazo final para o preenchimento da pesquisa, que visa mapear os artistas da cidade, é o dia 29 de janeiro.

Posteriormente, com os dados fechados, o objetivo é elaborar ações que englobem os integrantes da classe, como fóruns e workshop, por exemplo. Atualmente, o número de artistas é desconhecido e a classe está dispersa.

No entanto, apesar do Censo estar sendo divulgado há cerca de três meses, o presidente do Conselho afirma que mesmo sem os números fechados é possível afirmar que a participação, por enquanto, é baixa.

“Até o momento, a procura foi baixa pelo número de pessoas que reclamam”, disse, desapontado.

Para participar do Censo Artístico:

Para preencher o Censo, basta acessar o link: http://conselhodeculturamogimirim.blogspot.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments