Os bancos digitais revolucionaram o mercado financeiro mundial. Se antes apenas as grandes instituições eram vistas como confiáveis e seguras para administração do dinheiro de toda uma sociedade, hoje as contas digitais e gratuitas garantem os mesmos benefícios e outras vantagens que atraem cada vez mais adeptos.
Há no Brasil, pelo menos, 20 bancos digitais em operação, com mais de 30 milhões de usuários.
Muitos desses novos usuários chegaram às contas digitais devido a pandemia de Covid-19, que levou à necessidade de isolamento social. De acordo com dados da ID Wall, para este ano de 2021, é esperada uma somatória de 73 milhões de correntistas em contas digitais até dezembro.
Essa mesma previsão é confirmada pelo Boston Consulting Group, que estima que todos os meses são abertas entre 500 mil e 1 milhão de novas contas em bancos digitais.
Conheça agora os principais bancos digitais do mundo:
- Neat
Com base em Hong Kong, na China, a fintech Neat chama a atenção por permitir contas em múltiplas moedas e por integrar pagamentos internacionais de forma prática. A instituição é parte de uma grande onda de bancos digitais fundados na gigante chinesa. Entre os principais serviços voltados para empreendedores está um software de gestão de finanças.
- Tangerine
No Canadá, o Tangerine Bank foi adquirido pelo ScotiaBank em 2012, a terceira maior instituição financeira do país. Com isso, o Tangerine consegue oferecer ampla variedade de serviços, como pequenos investimentos e hipotecas, e já conta com operações totalmente digitais.
- Starling Bank
O Starling Bank é uma instituição do Reino Unido, vencedora dos prêmios britânicos de melhor banco, melhor conta corrente e melhor fornecedor bancário para negócios. Um dos destaques é o fato de que os clientes do banco podem ter uma “euro account”, que permite usar o saldo do cartão de débito para gastar em euro com facilidade. O Starling foi o primeiro banco do Reino Unido a lançar uma conta corrente em app para clientes pessoa física, em novembro de 2019.
- Chime
O Chime oferece à população norte-americana opções bancárias mais simples e rápidas do que as fornecidas por instituições tradicionais. Uma das principais funcionalidades do banco é o depósito imediato de salários e outros pagamentos recebidos pelo cliente, possibilitando que os usuários do Chime, segundo eles, recebam esses depósitos até dois dias antes do que em um banco tradicional.
- N26
Primeiro e maior banco digital da Europa, é a alemã N26. Nascida em 2013 como uma empresa de pagamentos e evoluiu até se tornar efetivamente um banco. Depois de alcançar a maior parte da Zona do Euro e também Reino Unido, Suíça e Estados Unidos. O N26 também oferece saques gratuitos de moedas estrangeiras.
- Banco BMG
Com 90 anos de tradição, o Banco BMG é uma das grandes novidades no universo de contas digitais no Brasil. Com integração fortalecida entre o físico e o digital, o correntista pode abrir sua conta rapidamente e sem burocracia pelo app, e contar com todas as vantagens da conta, com cartão de crédito sem anuidade, poupancinha virtual, opções de investimento em renda fixa, cashback no débito e no crédito e outras personalizações para quem é torcedor de um dos clubes patrocinados pela instituição. (Da Redação)