O Mogy-mirim Sport Club nasceu em 14 de outubro de 1903. No mesmo mês também surgiria outra agremiação esportiva na cidade. O Mogy Mirim Foot Ball Team. No dia 25 de outubro de 1903, “A Comarca” noticiava que João Pereira do Nascimento foi escolhido para a presidência, Octávio Miranda como vice-presidente, Justino Franco como secretário, Sebastião Paulo dos Santos Cruz como primeiro tesoureiro e José Augusto Palhares como segundo tesoureiro.
A festa inaugural, de acordo com “O Mogyano”, ocorreu no dia 25 de janeiro. Uma grande e seleta concorrência, de acordo com o periódico, acompanhou o treino entre seus dois times. O primeiro venceu, por 1 a 0 e o Club Euterpe, para variar, abrilhantou a celebração. A partida teve cobertura fotográfica, com João Silva destacado para tal função. Uma pena essas fotos estarem perdidas por aí…
Já em março de 1904, foi a vez da festa inaugural do Club Atlético Infantil. De acordo com “O Mogyano”, o primeiro jogo do “novel club sportivo” ocorreu no campo do Mogy-mirim Sport Club. “A concorrência de famílias foi enorme, apesar do vento que reinou toda a tarde, apresentando as arquibancadas um aspecto deslumbrante pela beleza e elegância das toilettes das gentis senhoras e senhoritas que trouxeram à festa infantil a nota alegre do dia”. Destaca-se que o termo “toilettes” usado pelo jornal referia-se a toalhas, lenços chacoalhados pelas mulheres presentes e não banheiros, como hoje conhecemos.
O segundo time venceu o primeiro por 2 a 1, de virada. E é claro, houve muita música com o Club Euterpe, comandado por Leopoldo Ladeira. A banda musical também esteve em uma festa importante do Foot Ball Team. No dia 19 de junho de 1904, a agremiação inaugurou o seu campo. Diferente do Sport Club, que tem convencionado pelos historiadores ter tido seu pioneiro campo sempre instalado na região em que hoje está o prédio da Santa Casa, na Rua Maestro Azevedo (que sequer existia até a década de 1930), o Foot Ball Team montou seu ground na Rua Ulhoa Cintra.
Não somos ainda capazes de afirmar em que trecho exatamente desta importante e antiga via da cidade localizou-se o campo desta agremiação. Certo é que a inauguração ocorreu com muita festa. Pelo que noticiou O Mogyano, o training, espécie de amistoso nos dias de hoje, reuniu o primeiro e o segundo quadro do Foot Ball Team.
De um lado, Mário; Orlando e Amador; Duvílio, Pereira e Pacini; Corrêa, Ladeira, Christiano, Ricci e Alfredo, com Sebastião Cruz, Izaac e Zico no banco de reservas. Do outro lado, o segundo time tinha Palhares; Guerro e Tango; Damião, Taloni e Lopes; Pahim, L. Ricci, Américo, Octávio e Penna. Valencio, Aniceto e Elmírio estavam no banco.
Serviu de árbitro Júlio S. Ribeiro. Como sempre, arquibancada lotada com o duelo concluído sem gols. Na mesma semana, surgia a notícia da criação de uma liga que abrangeria a zona da Mogyana. Mas, este é um assunto para a próxima coluna e nós só voltamos no ano que vem. Até lá, um abraço e ótimas festas!