Menos de um mês após a aprovação do projeto de lei na Câmara Municipal dando o aval para a parceria, a Prefeitura assinou na manhã de ontem, em evento no auditório da Estação Educação, um convênio para implantação do sistema SESI de ensino, que irá beneficiar 5.852 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de 18 escolas da rede municipal de Mogi Mirim. A solenidade contou com a presença do prefeito Gustavo Stupp (PDT) e de Paulo Skaf, presidente do SESI e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A implantação do sistema envolve ainda 73 gestores e 421 professores do município.
Márcia Róttoli, secretária de Educação, também presente na assinatura do contrato, afirmou que as apostilas já começaram a ser utilizadas pelos professores e alunos desde a última quinta-feira. Nelas, se encontra o conteúdo de sete matérias, parte da grade curricular: Português, Matemática, História, Geografia, Ciência, Artes e Educação Física. A secretaria informou que do 6º ao 9º ano o inglês também estará disponível para os alunos.
Com o sistema SESI, Mogi receberá todo o material pedagógico e educacional, permitindo a transferência do modelo educacional desenvolvido pela entidade. Além das apostilas, o convênio engloba a formação de equipe gestora e a realização de reuniões periódicas entre as partes, bem como o acompanhamento no processo de implantação do sistema.
A cidade entra na lista de apenas 25 municípios em todo o Estado que contam com o SESI. No total são mais de 111 mil alunos beneficiados, em um universo de 511 escolas da rede municipal. “É uma forma de levar o conhecimento do SESI às escolas municipais, vamos dar uma contribuição e trazer um pouco da experiência que temos”, ressaltou Paulo Skafi, durante a cerimônia.
Marco
Sem esconder a felicidade pela parceria, Márcia Róttoli considera a assinatura algo histórico para a cidade. “É um marco, a única forma viável de conseguir este tipo de ensino para todas as crianças”, disse. “Estamos dando um exemplo para o Brasil, fazendo história, fazendo algo para que as futuras gerações cresçam e se desenvolvam”, complementou Gustavo Stupp.