A companhia de um pet pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental, de acordo com estudos realizados por diferentes universidades e instituições ao redor do mundo. A pesquisa mais recente é da HABRI (Human Animal Bond Research Institute) em colaboração com a Mars Petcare, que aponta que 80% dos tutores de pets afirmam que seus animais de estimação os fazem sentir menos solitários. Estudos também indicam que a terapia assistida por animais é capaz de reduzir a solidão em idosos que residem em asilos.
A pandemia da covid-19 trouxe à tona a questão da solidão e do isolamento social, revelando um aumento considerável no número de pessoas com sintomas de depressão e ansiedade em todo o mundo. Diante disso, a convivência com um pet pode ser uma solução para amenizar esses problemas, conforme explica Natália Lopes, médica-veterinária e gerente de Comunicação e Assuntos Científicos da Royal Canin Brasil.
Outro estudo, realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, em parceria com a Escola de Medicina de Mount Sinai, nos EUA, avalia que conviver com cães pode reduzir a mortalidade, principalmente por causas cardiovasculares.
Já a companhia dos felinos também traz benefícios à saúde, segundo pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, publicada na revista Anrhrozoös. O estudo aponta que a interação com os gatos contribui para reduzir o estresse.
Além disso, pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, indicam que, ao fazer carinho em um pet, o córtex pré-frontal humano responde positivamente, o que melhora o gerenciamento das emoções e das interações sociais. Essa interação também pode desenvolver consciência social e habilidades de relacionamento, aprimorando a capacidade de interação com as pessoas.
Os benefícios de ter um pet em casa vão além da saúde mental. Segundo o resultado de um estudo publicado no periódico Scientific Reports, o risco de desenvolver doenças cardíacas e até mortalidade por causa de problemas no coração é menor entre tutores de cães. Adultos que possuem um animal de estimação têm respostas fisiológicas mais saudáveis em relação ao estresse, incluindo menor frequência cardíaca e pressão arterial basal.
As crianças também possuem diversos ganhos a partir desta relação, tais como: o desenvolvimento do senso de responsabilidade e o comportamento carinhoso, associado ao apego animal. Cães que atuam em terapias assistidas podem ajudar a aumentar a atenção e a memória dos estudantes e ajudá-los a enfrentar o estresse.
Com tantos benefícios comprovados, ter um pet pode ser uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida e a saúde em diferentes faixas etárias. Além disso, a convivência com um animal de estimação pode ser uma oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer amigos durante passeios e atividades em espaços públicos.