Nesta semana, após cerca de dois meses de trabalho árduo, a Escola Estadual Ernani Calbucci, localizada no bairro do Tucura, realizou uma Mostra Cultural sobre a Copa do Mundo, que começou na terça-feira. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do ensino fundamental e também do médio, orientados pelos professores de todas as disciplinas da unidade. O evento ocorreu na terça e quarta-feira e recebeu a população e também alunos de outras escolas da cidade, já que esteve aberto para a visitação durante os dois dias.
Mais do que conhecer sobre o futebol de cada país envolvido na competição, a mostra deixou claro que os alunos foram além, pois pesquisaram sobre a cultura das nações, a culinária, a música, os pontos turísticos e monumentos, literatura, artesanato, significado de cada bandeira, quadrinhos, hino, moeda e até as brincadeiras mais realizadas em cada localidade.
“Cada professor na sua área deu orientação aos alunos nas pesquisas. Não só no futebol, mas também na cultura. Cada país tinha um professor orientador e nosso provão também foi sobre a Copa do Mundo, que também teve abordagem crítica, falamos até dos gastos, por exemplo”, explicou o professor e coordenador do ensino médio, Vanderlei Aparecido de Jesus Nunes Júnior.
Para deixar claro para os visitantes, alguns alunos até se caracterizaram, como foi o caso de duas salas do terceiro ano do ensino médio da manhã. O 3° ano A foi um dos destaques, que para receber os visitantes, se vestiu a caráter e até abusou do espanhol, e o 3° ano B, até fez uso de túnicas gregas para deixar a atividade mais lúdica. “Eu já participava de feira de ciências em outra escola então dei a ideia da vestimenta para meu grupo para falar sobre a mitologia grega”, disse a aluna Thaiza Jardim Torres, que fez o trabalho com Pedro Henrique dos Santos e Marcos Vinícius Silva dos Santos.
“Demoramos mais de um mês para produzir tudo e foi muito legal porque descobrimos várias coisas que nem imaginávamos, como as leis existentes nos Estados Unidos”, disse a aluna Laura Rafael Vilas Boas, do 1° ano B, que junto ao seu grupo também pesquisou sobre os trens balas, os ônibus de dois andares, os presidentes que já passaram pelo país, as músicas e até sobre o Halloween.
A professora de ciências, Débora Cristina Gilli Bizigatto, trabalhou com os alunos do 7° ano B sobre a Bélgica. Nas pesquisas, os alunos buscaram sobre a culinária do país, hino nacional, população e até aprenderam a converter o real em euro, moeda do país. “Descobrimos que o principal prato dos belgas não é o arroz e feijão como o nosso, mas sim as batatas e carne e que por lá falam três idiomas. Foi uma descoberta, eles adoraram, foi um trabalho muito construtivo e que precisou de muita pesquisa”, ressaltou.
Mas, se a Mostra retratou cada país, é claro que o Brasil não podia ficar de fora. Para tanto, um grupo de professoras e alunos também criaram uma sala especial, chamada de Espaço Brasil. No local, os visitantes participam de um quiz sobre a Copa do Mundo logo na entrada, viam alguns de nossos símbolos na música e na cultural, além de se depararem com uma parede recheada com os mascotes da competição.