Acontece neste domingo, dia 12 de janeiro, a abertura da Copa Manoel Francisco da Silva ‘Manezinho’ de Futebol Rural 2020. A cerimônia oficial acontecerá no campo da Aparecidinha e está marcada para as 15h30. Pouco antes, a partir das 14h, está agendada a partida inaugural da categoria Aspirante, entre Aparecidinha e Martim Francisco/Sítio da Chuva.
Logo após o cerimonial que marcará o início oficial da competição, a bola rola para novo encontro entre Aparecidinha e Martim, às 16h, desta vez pela categoria Titular. A anfitriã da festa de abertura criou uma recente hegemonia na competição. A Aparecidinha é a atual tricampeã do torneio. Em 2017, vitória sobre o Pombal na decisão. Já em 2018 e 2019 a vítima foi a mesma: o Jardim Soares.
Em 2020
Após período de inscrição, seis equipes foram confirmadas no Titular e outras cinco no Aspirante. Aparecidinha, Martim Francisco/Sítio da Chuva, Fazenda Esmeralda, Jardim Soares, Piteiras e Pedreira/Ponte Baixa são os postulantes ao título do Titular em 2020. Desta lista, apenas a Esmeralda não se inscreveu no Aspirante.
A primeira rodada terá o complemento no domingo, dia 19, com mais três partidas. No campo da Piteiras, a equipe da casa recebe a Pedreira/Ponte Baixa no Aspirante, às 14h e no Titular, a partir das 16h. Já às 16h, na Fazenda Esmeralda, o time anfitrião recepcionará o Jardim Soares.
No total, serão cinco rodadas, sendo que o Titular terá sempre três partidas por final de semana e o Aspirante, duas (com um folguista por rodada). A previsão é de que a primeira fase seja concluída no dia 1º de março. Nas duas categorias, os quatro melhores colocados avançam para a semifinal.
O chaveamento será olímpico, com o primeiro enfrentando o quarto e o segundo duelando com o terceiro. O sistema vale para as duas categorias, que terão jogos em ida e volta para definir os classificados para a decisão. As semifinais estão agendadas para os dias 8 e 15 de março. Já as finais ficam previstas para 22 e 29 de março. Confira nesta página as tabelas completas das duas categorias.
Patrono
Neste ano a competição terá como patrono Manoel Francisco da Silva, o Manezinho. Nascido em Palmerina, em Pernambuco, ele conta hoje com 67 anos e está há 35 em Mogi Mirim. Desde a chegada à nova terra sempre teve uma vida ativa com o futebol amador, sobretudo com o Rural.
Os primeiros passos foram dados no campo da Granja Thompson. Depois, ao lado do amigo Joaquim, esteve com o time da Possinha, na região de Martim Francisco, em uma passagem longa de quase 10 anos.
Montou o time de base do Sol Nascente e anos mais tarde, quando seus jogadores começaram a atuar por outras equipes, se manteve ativo no futebol acompanhando os filhos. Pai de nove filhos, sendo sete homens e duas mulheres, viu todos entrarem, de uma forma ou outra, no meio do futebol.
Régis, Gal, Bia, Tiano, Buchudo, Mimi e Cícero. Entre os legados no Amador, a presença de herdeiros. E não só dos filhos, já que também têm outros familiares ligados ao futebol, como Elival, um dos responsáveis pelo atual time do Jardim Soares.