Mogi Mirim está a um triz de atingir 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos dois hospitais da cidade. Em uma semana, o número de pessoas com Covid-19 internadas sob cuidados intensivos mais que dobrou.
Juntos, Santa Casa e Hospital 22 de Outubro possuem 12 leitos de UTI reservados para tratamento de coronavírus e têm, hoje, 11 pessoas ocupando esses leitos, sendo cinco na Santa Casa e seis no 22. Com isso, a taxa de ocupação chega a 91%.
O boletim atualizado da Prefeitura mostra 13 pessoas na UTI. Acontece que duas delas estão internadas em hospitais de outras cidades, informa a vice-prefeita Lúcia Tenório (Cidadania).
Lúcia, que é médica, não esconde a preocupação com esses dados.
Pois, se as vagas de leitos em UTI se esgotarem, o município terá de recorrer ao sistema cross, ou seja, buscar vagas em algum hospital da regional de São João da Boa Vista, como em Itapira ou em Mogi Guaçu, por exemplo.
E uma consequência disso poderá ser a tomada de medidas mais duras pela Administração, como retroceder à fase anterior da flexibilização do comércio, com o fechamento daqueles não essenciais novamente.
Boletim
Nos últimos sete dias, o número de casos positivos de Covid-19 subiu de 83 para 120, um aumento de 69%, o que dá uma média de 5,2 casos novos por dia, mais que o dobro da média da semana anterior.
O número de óbitos também dobrou. Passou de dois casos para quatro, sendo um deles o da enfermeira Roseane Dias, de 35 anos. Ela veio a óbito na madrugada de domingo (14), no Hospital 22 de Outubro.
Nesta quinta (18), nove casos novos foram confirmados nas últimas 24 horas. Trata-se de uma mulher de 79 anos que está internada em hospital de outro município. Oito pessoas encontram-se em isolamento domiciliar. Quatro mulheres de 40, 41, 57 e 77 anos e quatro homens com 44, 82 anos e dois têm 37.