As medidas de controle do novo coronavírus (Covid-19) atinge todas as esferas da comunidade mogimiriana e as atividades esportivas serão suspensas, em sua totalidade, a partir dos próximos dias. Nesta semana, as aulas foram desenvolvidas normalmente até quarta-feira, 18. Seguindo o calendário oficial, não houve atividades na quinta-feira (feriado municipal pelo dia de São José, padroeiro de Mogi Mirim) e na sexta, dia 20 (ponto facultativo). O efeito da decisão tem início na segunda-feira, 23.
A cada quinta-feira, contando do dia 26, novas atualizações sobre a situação serão publicadas. Porém, eventos com aglomeração de público entraram de forma diferenciada nas medidas, com o adiamento de aberturas oficiais e competições.
Terceira idade
Grupo que integra a principal faixa de risco, os idosos tiveram as suas atividades suspensas. Assim, as aulas ministradas no projeto Mais Vida, que fica no Asilo Coronel João Leite, estão suspensas. As atividades desenvolvidas com a terceira idade no Ginásio Maria Paula Bueno (Vila Dias), no Centro de Treinamento do Mirante, nos salões paroquiais das igrejas da Santa Cruz e de Nossa Senhora de Monte Serrat (Vila Bianchi) e no Condomínio Nazareth também foram suspensas.
O trabalho realizado através do Instituto Barrichello também está suspenso. As aulas dos quatro polos serão retomadas apenas após segunda ordem. Elas ocorrem no Ginásio Municipal Wilson Fernandes de Barros (Tucurão), Ginásio da Vila Dias, na Acojamba (Associação Comunitária do Jardim Maria Beatriz e Adjacências) e no Clube da Vila São José. As aulas de vôlei adaptado, que ocorrem no Clube Mogiano, também entram na suspensão.
Escolinhas
A partir de segunda, 23, as escolinhas esportivas organizadas pela Sejel também estarão interrompidas. A decisão vale para atividades feitas em ginásios, campos e também no Centro de Treinamento do Mirante. Serão suspensas as aulas de futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, handebol, judô, taekwondo, tênis de mesa, atletismo, corrida de rua, xadrez, ginástica rítmica, natação e luta de braço.
Todas as praças esportivas administradas pela Sejel ficarão fechadas, com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas. Isto vale, por exemplo, para a Piscina Municipal Paulo Borges Monteiro, seja para lazer ou para as já citadas aulas. Nos campos municipais de futebol, estão vetadas as realizações de partidas, seja de campeonatos, amistosos ou treinamentos.
Competições
Independente da decisão de suspensão geral a partir de 23 de março, a Sejel decidiu pelo adiamento das semifinais da Copa Municipal de Futsal Adulto. As partidas entre Victória Futsal x União Parque do Estado e Colorado x Red Bull aconteceriam nesta terça, 17 e as finais estavam agendadas para o dia 24. Ainda não há novas datas para os jogos.
O mesmo vale para a Copa de Futebol Rural 2020. As finais da competição, marcadas para os dias 29 de março e 5 de abril, também estão canceladas. Assim, os jogos Martim Francisco/Sítio da Chuva x Pedreira/Ponte Baixa (decisão da Aspirante) e Aparecidinha x Piteiras (decisão da Titular), ainda não têm novas datas para acontecerem.
A Sejel também oficiou a Lifamm (Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim) a adiar o início das competições realizadas pela entidade através de termo de colaboração. Isto vale para a Copa de Futebol Veterano, que começaria no dia 5 de abril, e também para a Série A da Copa Lifamm, que tinha início previsto para 26 de abril.
Sobre Copa de Futebol Society, realizada de forma independente pela Liga, a Sejel orientou a Lifamm a cancelar as rodadas a partir deste domingo, 22. E a entidade já anunciou a suspensão. Vale destacar ainda que o primeiro efeito das medidas preventivas da Prefeitura Municipal em relação ao esporte foi o cancelamento da abertura dos Jogos Municipais de Mogi Mirim (Jomm), que estava marcada para sábado, 14.
A Sejel decidiu então pelo adiamento do início de toda a competição. Um novo congresso técnico será agendado com as empresas participantes para a definição de um novo calendário. Também está liberada a inscrição de novas empresas para os Jogos.
“Ressaltamos que a decisão de suspender as atividades nos corta o coração. Porém, neste momento, a decisão mais prudente, pensando na saúde de todos, é esta. Estamos trabalhando para preparar o melhor cronograma possível para a conclusão das competições que estavam na reta final e promover todas as que estão no planejamento. Reforço ainda que todos colaborem, respeitando as orientações das autoridades, para que possamos superar este momento que aflige todo o mundo”, afirmou o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Osvaldo Dovigo.
Foto: Nelson Victal do Prado Júnior