A reorganização das escolas estaduais, anunciada em setembro pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e detalhada nesta semana pela rede estadual de ensino, medida responsável por reclamações e protestos na capital e diversos municípios, chegará a Mogi Mirim em 2016. A Secretaria de Educação anunciou na, quarta-feira, em seu portal na internet a lista de escolas que serão fechadas e reorganizadas, cujos alunos serão transferidos ou remanejados para unidades próximas. As escolas Oscar Rodrigues Alves e Coronel Venâncio, duas das mais tradicionais da cidade, estão no pacote de mudanças, que fechou unidades de ensino em 754 escolas em todo o Estado. Agora, elas terão apenas um dos três ciclos – fundamentais 1, 2 ou o Ensino Médio.
Com Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e o Ensino Médio, o Rodrigues Alves passa a partir do ano que vem a contar apenas com o Fundamental, enquanto o Coronel, terá somente o Ensino Médio, encerrando o Fundamental, de 6º ao 9º ano. A justificativa do governo estadual é de que hoje existem espaços ociosos na rede, e ao organizá-la, será possível melhorar a qualidade do ensino nas escolas de ciclo único.
Como fica?
Por meio de sua Assessoria de Imprensa, a Secretaria de Educação informou à reportagem que o novo sistema não significa que, com as duas escolas sendo reorganizadas, aconteça a troca entre alunos de uma para outra, já que isso não é uma obrigatoriedade com a nova medida imposta pela rede estadual. Os alunos poderão ser redirecionados para outras escolas, próximas ou distantes de suas residências. Além de interromper o ciclo nas unidades, o que prejudicaria o ensino, o local onde os estudantes serão remanejados se tornou uma das principais reclamações não só de alunos, mas de pais e professores em todo o Estado. Na quinta-feira, em São Paulo, a Avenida Paulista, principal via da capital, recebeu cerca de 50 mil manifestantes descontentes com a nova medida.
“Dia E”
A Secretaria da Educação realizará no dia 14 de novembro o chamado “Dia E” da Educação, que acontecerá em todas as escolas do Estado. Diretores e gestores se reunirão a fim de informar pais e alunos e expor de que maneira ficará a situação dos que passarão pela reorganização. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.
A Reorganização em Mogi
Escola Estadual Coronel Venâncio
Como é: Ensino Fundamental (anos finais) – 6º ao 9º ano/ Ensino Médio – 1º a 3ª série
Como vai ficar em 2016: Ensino Médio – 1º a 3ª série
Escola Estadual Oscar Rodrigues Alves
Como é: Ensino Fundamental (anos finais) – 6º ao 9º ano/ Ensino Médio – 1º a 3ª série
Como vai ficar em 2016: Ensino Fundamental (anos finais) – 6º ao 9º ano
Reorganização em números
Total de escolas no Estado: 5.147
Total de alunos no Estado: 3,8 milhões
Salas ociosas que serão reabertas com a reorganização: 2.956
Escolas de segmento único: aumento de 52,2%, 754 escolas a mais (de 1.443 para 2.197)
Escolas de segmento único de Ensino Médio: aumento de 74%, 340 escolas a mais (de 459 para 799)
Escolas de segmento único dos Anos Iniciais: aumento de 7%, 54 escolas a mais (de 778 para 832)
Escolas de segmento único dos Anos Finais: aumento de 175%, 360 escolas a mais (de 206 para 566)
Escolas com três segmentos (Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio): diminuição de 34%, menos 164 escolas (de 495 para 315)
Fonte: Secretaria de Educação do Estado