Corpo de Bombeiros de Mogi Mirim recebeu, nas últimas semanas, novos equipamentos. Entre eles, está um caminhão pipa, que foi remanejado da Secretaria de Agricultura para o setor da Segurança. Além disso, o Corpo de Bombeiros recebeu um motor de popa, um bote inflável, uma motosserra, uma motopoda e um soprador, além de materiais básicos como luvas e fita zebrada.
Com os novos materiais, o comandante do Corpo de Bombeiros de Mogi Mirim, Luiz Roberto Di Martini, garantiu que é possível cobrir 70% das ocorrências que são comuns na cidade, se somado aos materiais já existentes no departamento, como viaturas, barco e moto, por exemplo. Os outros 30%, Di Martini explicou que seriam grandes ocorrências, que necessariamente teria de receber o suporte de outros municípios. O comandante recordou que a última vez em que a cidade precisou de suporte foi no incêndio de grandes proporções que atingiu a empresa Super Watts, localizado no Jardim Nazareth. O caso ocorreu em 2014.
A necessidade de mais um caminhão pipa foi tema por várias vezes durante o discurso do vereador Manoel Palomino, do PPS, também guarda civil municipal. Manoel relatou que desde 2013 vem pedindo um novo caminhão para o Corpo de Bombeiros de Mogi Mirim. Após conseguir o despacho do prefeito Carlos Nelson Bueno para a entrega do caminhão, Palomino chegou a comemorar a vitória em plenário.
O caminhão passará por adequações para se tornar um autotanque de 8 mil litros. Além dos materiais recebidos, o prédio onde está localizado o Corpo de Bombeiros também está passando por reforma em sua estrutura física.
Quando acionar o Corpo de Bombeiros?
O comandante do Corpo de Bombeiros de Mogi Mirim, Luiz Roberto Di Martini explicou que a função do setor é atuar, principalmente, nos acidentes, em casos em que há vítimas presas em ferragens e incêndios, por exemplo. Por outro lado, o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel com Urgência, o Samu, estaria mais focado em casos clínicos, relacionados a mal súbitos.
No entanto, hoje em Mogi Mirim, Di Martini explicou que as duas áreas acabam trabalhando em conjunto, em um esquema em que uma unidade supre a necessidade da outra.
O telefone para acionar o Corpo de Bombeiros em Mogi Mirim é o 193 ou os fixos 3862-9474 e 3862-6796. Já o telefone do Samu é o 192.