A Secretaria de Saúde vai iniciar a vacinação dos grupos portadores de comorbidades. Cada grupo terá data, local, horário e documentos específicos para o recebimento da primeira dose.
Por isso, é necessário ficar atento às exigências de cada comorbidade para que não haja confusão na hora de receber o imunizante.
Vale ressaltar ainda que a quantidade de doses recebida para cada comorbidade é limitada. Novas datas serão programadas a partir da chegada de novos lotes de vacina contra a Covid-19.
Os pacientes com comorbidades que já fazem acompanhamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), junto à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência, não precisam de nenhuma declaração do médico para receber a vacina. Basta apresentar a receita do médico do “postinho” dos últimos 12 meses.
Já quem não é acompanhado pelo médico do “postinho” e pertence a um dos grupos portadores de comorbidades que precisam apresentar declaração do médico, o modelo de declaração já está disponível no site da Prefeitura de Mogi Mirim em http://www.mogimirim.sp.gov.br/admin/uploads/paginas/Declaracao_comorbidades.pdf.
A lista com a descrição de todas as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação também está disponível no link:
O paciente que não faz tratamento/acompanhamento no SUS deve imprimir a declaração e apresentar, obrigatoriamente, no dia da vacinação devidamente preenchido e assinado pelo médico. (Da Redação)