A Secretaria de Saúde de Mogi Mirim divulgou a estratégia para a vacinação infantil contra a Covid-19, que vai começar nesta terça-feira (18). Fazem parte do público-alvo desta fase crianças com idade entre 5 e 11 anos com comorbidades, deficiência permanente e indígenas.
Neste momento a vacinação será realizada exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Estado.
É obrigatória a presença de um responsável, assim como também da apresentação de um termo de assentimento assinado pelo pai ou responsável.
O termo pode ser acessado através do link: www.mogimirim.sp.gov.br/admin/uploads/paginas/Termo_de_assentimento_para_vacinacao_de_pessoas_de_5_a_11_anos.pdf.
O documento também pode ser retirado na UBS de referência e a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável.
Também é obrigatória a apresentação de documento que comprove a comorbidade, tais como exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
As comorbidades priorizadas neste momento estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura: www.mogimirim.sp.gov.br/covid.
Outros documentos obrigatórios são: documentos pessoais da criança (CPF, RG e Cartão SUS), comprovante de endereço do pai ou responsável, carteirinha de vacinação e o cadastro no Vacinajá, que deve ser feito através do site: portal.vacinaja.sp.gov.br.
Carteirinha Digital
Com a vacinação infantil, o Poupatempo disponibiliza, a partir de agora, a versão digital da carteira de vacinação para o público infantil.
Pelos canais digitais – aplicativo Poupatempo Digital e portal www.poupatempo.sp.gov.br – o documento poderá ser acessado com o CPF do menor, após cadastro no LoginSP, o autenticador único para acesso aos serviços do Estado.
O comprovante infantil, que tem a cor amarela para diferenciar da versão adulta, ficará disponível na opção “Serviços > Vacinação Covid-19 > Carteira de vacinação”.
Pela carteirinha digital é possível visualizar informações sobre a data da vacinação, inclusive o lembrete para a segunda dose, profissional vacinador, nome e registro do local, fabricante e o número do lote da vacina aplicada.
A ferramenta permite ainda baixar e fazer a impressão do comprovante, se necessário, e consta um QR Code que comprova os dados da vacinação da criança.
De acordo com o Governo de São Paulo, a estimativa é que 4,3 milhões de crianças comecem a ser vacinadas. (Da Redação)