As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram recebendo nas últimas semanas profissionais do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). O POPULAR apurou que dois médicos auditores vistoriaram algumas unidades a pedido do Ministério Público de Mogi Mirim.
O secretário de Saúde, Gerson Rossi Junior, disse que essas vistorias estão ocorrendo desde o ano passado. “É por conta de ação do MP referente à conservação das UBS. Essas vistorias são feitas e a promotoria é oficiada, pedindo a adequação referente aos médicos responsáveis por cada unidade e para ter alvará sanitário”, disse.
Neste sentido, Gerson afirma que algumas licitações para a construção e reformas de unidades de saúde já estão em andamento.
Procurado, o Cremesp pouco informou sobre os questionamentos de O POPULAR. “Em geral, as fiscalizações fazem parte de uma sindicância que, por lei, corre sob sigilo. Neste caso, as referidas vistorias foram solicitadas pelo Poder Judiciário de Mogi Mirim, a quem é enviado o relatório com os resultados”.