sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosQuanto maior a diversidade de estímulos, melhor

Quanto maior a diversidade de estímulos, melhor

Por volta de um ano atrás, o governo americano divulgou a nova edição das Diretrizes de Atividade Física para Americanos, que segundo o médico da Sociedade Brasileira de Medicina e do Esporte, Marcelo Leitão, discute benefícios e metas ideais que valem para o mundo todo, de maneira geral.

Para as crianças, o foco é a diversão, ou seja, fazer com que desenvolvam a prática e o gosto pela atividade física através de brincadeiras. Exercitar-se na infância é um estímulo de coordenação, equilíbrio, flexibilidade e todas as outras capacidades e habilidades motoras e cognitivas, além de promover a socialização.

Crianças entre 3 e 5 anos, devem passar o dia se movimentando, mas as práticas podem durar em média 180 minutos por dia, sem muitas preocupações com resultados específicos. A promoção de diferentes tipos de brincadeiras já trarão muitos benefícios, e quanto maior a diversidade de estímulos, melhor.

Nas crianças que se encontram acima de 5 anos e até a adolescência, o foco do lazer ainda deve permanecer, porém a intensidade destes estímulos precisa ser um pouco mais específica, até mesmo porque esse é o momento de construir hábitos que serão permanentes em suas vidas, a fim de, principalmente prevenir doenças que possam ser adquiridas por um estilo de vida sedentário.

Para esta faixa de idade, é indicado uma hora de exercícios moderados por dia, com incentivo pra que sejam atividades variadas, esses estímulos devem trabalhar resistência muscular localizada, força muscular e todas as capacidades fundamentais para o corpo humano.

Exercícios mais intensos e com um elemento de impacto, como, por exemplo, pular corda, estimulam o fortalecimento dos ossos, e essa proteção pode evitar que futuramente surjam problemas como osteoporose ou qualquer possível perda acentuada de massa óssea.

A lista de benefícios que a atividade física proporciona às crianças, desde os primeiros anos de vida é infinita, por isso, devemos estimulá-las e incentivá-las a se movimentarem, assim veremos uma juventude sadia e longe do sedentarismo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments