Hoje lhe faço um convite: por que não dedicar alguns minutos do seu dia pra criar um novo hábito, um estímulo a mais e benéfico para seu corpo? O alongamento é mesmo para todos, e também pode ser realizado em qualquer que seja o espaço físico. O que difere é a intensidade da realização destes exercícios, mas os quais nos referimos aqui, são alongamentos realizados de forma simples e em baixa intensidade.
O simples fato de espreguiçar-se, pode ser considerado um alongamento, e tenha certeza que seu corpo o agradecerá a oportunidade de se reorganizar para iniciar o dia. Os exercícios de alongamentos possuem um papel preventivo importante: evitam os problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios; mantêm e melhoram a extensibilidade muscular e a mobilidade articular; melhoram a tomada de consciência corporal, o gesto técnico e o desempenho.
Além disso, é uma atividade antiestresse, por promover a eliminação das tensões corporais, e uma atividade de relaxamento, por agir de forma positiva o psíquico. Sabemos que nosso corpo se adapta, cada um ao seu tempo, às condições e estímulos que lhe são impostas, diante disso, iniciando ou resgatando este hábito de realizar exercícios de alongamento, você conquistará sim esses benefícios citados acima e ainda muito outros.
Quando não realizamos alongamentos regularmente, podemos dizer, a grosso modo, que nossas estruturas corporais apresentam uma certa rigidez. E, ao contrário, quando a flexibilidade é estimulada de forma regular e consciente, estas estruturas vão adquirindo um novo estado de comprimento, mais importante e menos breve. Ou seja, ocorrendo uma conquista de fato do aumento de amplitude do movimento realizado.
Que tal focar agora no desafio de melhorar a sua flexibilidade? E lembre-se, procure sempre um profissional de Educação Física habilitado para orientação dos exercícios físicos, assim como faz ao procurar seu médico especialista. Movimente-se para uma vida saudável!