quarta-feira, setembro 18, 2024
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Cuidado com os prazos das contas em tempo de greve

Com a greve de bancários e carteiros em todo o país, movimento que também atinge Mogi Mirim há mais de uma semana, a população enfrenta dificuldades para pagar contas, com o atraso de boletos e correspondências bancárias e a falta de canais que permitam o pagamento. Saber como agir em épocas de greve é uma necessidade da população, a fim de evitar transtornos.

Em Mogi, a Central de Defesa do Consumidor (Cedecon) orienta os consumidores a não esperarem a fatura e correrem atrás do prejuízo.

 

loterica
Com greve, lotéricas registram grande movimento todos os dias

 

“A pessoa que está esperando a fatura tem que entrar em contato com a empresa, com o fornecedor. A greve não afasta a obrigação de pagar a fatura, os juros estão correndo”, alertou o coordenador de gerência do Cedecon, Sidney Antonio Ferreira.

Com a greve dos bancos, inúmeros serviços são afetados, como transferências e saques de maior valor, financiamentos e serviços que dependem de análise de crédito, compensação de dinheiro, cheques e documentos. Tudo isso depende do retorno dos bancários ao trabalho, o que ainda não possui prazo. As negociações entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e os sindicatos regionais seguem, mas ainda sem um denominador comum.

A Federação Brasileiras de Bancos (Febraban) orienta que contas de luz, água, telefone, gás, entre outras, podem ser pagas através de canais alternativos mesmo após vencidas, como caixas eletrônicos, lotéricas e internet. Devido à paralisação de carteiros não só em Mogi, como em todo o país, empresas de TV por assinatura, por exemplo, enviam mensagens e destacam em seus mosaicos principais diferentes maneiras para que o consumidor pague suas contas.

Além da necessidade em correr atrás da fatura e quitar o débito, o consumidor deve ficar em alerta para a cobrança de juros. “Precisa entrar em contato para que juros e eventuais encargos não sejam cobrados”, frisou Sidney.

Ele afirma que até o momento poucos consumidores procuraram o órgão para tecer reclamações ou pedir ajuda, mas a tendência é de que este cenário mude no início do outubro.

No momento em que o consumidor entrar em contato com a empresa responsável pela conta anotações básicas como o número do protocolo precisam ser feitas visando diminuir chances de novos problemas. “O consumidor quando entrar em contato deve pegar o número de protocolo, data do atendimento e o horário. Isso é uma prova de que solicitou o pagamento e uma alternativa para quitar as contas”, destacou.

Como proceder com a greve dos bancos?

Saque em dinheiro – Caixas eletrônicos e lotéricas

Pagamento de contas – Caixas eletrônicos, lotéricas, internet banking e mobile banking

Consulta de saldo e extrato – Caixas eletrônicos, lotéricas e internet banking

Depósito – Caixas eletrônicos e lotéricas

Transferências – Caixas eletrônicos e internet banking

Bloqueio ou desbloqueio de cartões: caixa eletrônico, correspondente bancário, telefone e internet

OBS: Caixas eletrônicos operam até às 22h e Lotéricas até às 18h

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