Cada época do ano apresenta uma particularidade quando nos referimos ao assunto exercícios físicos x temperaturas. No frio, é comum sentir aquela preguiça de sair cedo da cama para exercita-se ou mesmo no final da tarde e à noite. No calor intenso, bate, às vezes, aquele desânimo, que dá vontade de ficar em um ambiente fresco e sem nenhum esforço físico, para que a temperatura do corpo não aumente.
Já sabemos que praticar exercícios regulares é benéfico para a saúde em geral, e isso é um consenso para todos os especialistas e profissionais da saúde. Em dias que apresentam temperaturas mais quentes, como são previstas para a presente estação do ano, são necessários alguns cuidados para que a atividade não traga malefícios ou até mesmo que precise ser interrompida.
Primeiramente, é de fundamental importância manter-se hidratado, antes, durante e após os exercícios, para evitar sintomas como sensação de abatimento, enjoo e náuseas, por exemplo.
Sempre que possível, dê preferência à prática no inicio da manhã, até 10h, e no final de tarde, assim poupa-se mais o organismo e diminui o índice de desidratação durante os exercícios. As roupas devem ser leves, que não absorvam o suor, e se optar por atividade ar livre, lembre-se de fazer uso do protetor solar.
Procure evitar exercícios intensos quando a temperatura estiver muito elevada. Prefira, nesse dia, uma prática de menor intensidade e menor tempo. Procure sempre “escutar” o corpo e, identificando qualquer sinal de desgaste excessivo, diminua o esforço.
Sobretudo, não abandone os exercícios, em qualquer que seja a estação do ano. É tranquilamente possível adaptar a sua rotina de atividades físicas de acordo com cada uma delas. Movimente-se sempre!