sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosCuidados para retomar aos exercícios físicos após a cura da Covid-19

Cuidados para retomar aos exercícios físicos após a cura da Covid-19

Felizmente, com o grande número de recuperados e a busca incansável por maior conhecimento a respeito das sequelas da doença, especialistas orientam sobre cuidados fundamentais ao retomar à prática dos exercícios físicos.
A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), publicaram um documento com orientações para o retorno seguro às atividades físicas após a infecção pelo Sars-Cov-2.

Na extensibilidade e seriedade do documento apresentado, o presidente da SBMEE e um dos criadores do trabalho Marcelo Leitão, ressalta que o primeiríssimo ponto a considerar a volta dos exercícios físicos é a capacidade de transmitir a doença. Mesmo quando os sintomas cessa, é possível que ainda haja uma carga viral no organismo capaz de infectar outras pessoas. É necessário esperar pelo menos 14 dias sem ter quaisquer sinais da Covid-19 para ser considerado curado. Médicos e especialistas estão auxiliando nestas informações seguindo rígidos protocolos – os procure.

O segundo ponto abordado é descobrir o tamanho dos danos que o Sars-CoV-2 pode ter provocado no organismo. E, então, pontua considerando desde casos mais graves até os leves e assintomáticos.

Os autores defendem que, mesmo nos casos leves, é importante procurar por consulta e realizar exames cardiológicos, a fim de conferir o funcionamento do coração, antes de submetê-lo a algum esforço maior. Porém, salientam que a escolha de exames mais adequados para cada caso especifico são repassadas por cada médico.

O nosso objetivo, ao repassar essas curtas informações a respeito dos consideráveis cuidados, é para que seja responsável com o próximo e seja prudente com sua saúde. Tenha paciência para voltar à rotina de atividade física, respeite o tempo que seu corpo precisa para se recuperar de tamanha infecção e ingestão de fortes medicamentos.

Seja qual tenha sido a gravidade, procure o médico, o profissional de educação física e todos os profissionais de saúde que estão engajados em ajudar. Possuímos conhecimentos específicos para orientação necessária e de qualidade. Tenham responsabilidade e compromisso com sua saúde!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments