sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALVariedadesCuide da saúde, mamãe!

Cuide da saúde, mamãe!

O Dia das Mães está chegando e é impossível não lembrar de momentos especiais que já passamos com as nossas mães e de como elas se dedicam à família. Afinal, mãe é sinônimo de amor incondicional. Mas, por estarem sempre preocupadas com os filhos e a família, muitas vezes deixam de cuidar de si mesmas e, principalmente, da saúde.
Pensando nisso, reunimos informações e dicas preciosas que toda mãe deve seguir para se manter saudável e com qualidade de vida:

Coração saudável
Hoje, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte entre as mulheres: matam seis vezes mais que o câncer de mama. Hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, sedentarismo, cigarro e interação entre fumo e anticoncepcional são os principais fatores de risco.
90% desses fatores são determinados pelo estilo de vida. Portanto, está em suas mãos mudar esse quadro. Diminua o consumo de sal e bebidas alcoólicas; pratique atividades físicas; abandone o cigarro; e gerencie o estresse. O seu coração agradece!

Cintura abdominal
A gordura acumulada na região da cintura é extremamente perigosa para o coração. A partir dos 30 anos, a concentração de gordura nessa área se torna mais crítica e pode causar diabetes, pressão alta, colesterol elevado, trazendo o risco de um derrame ou infarto. Fique de olho: para as mulheres, o tamanho do abdômen não deve passar dos 80 centímetros.

Câncer de mama
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Estima-se que uma em cada 10 mulheres vai apresentar a doença ao longo da vida. A idade ainda é o maior fator de risco, já que de 75% a 80% dos casos ocorrem em mulheres com mais de 50 anos.
Mas os maus hábitos de vida como o consumo de gorduras saturadas e trans, sedentarismo, tabagismo e uso abusivo de álcool aumentam as chances de uma mulher desenvolver um tumor de mama. Apenas entre 5% a 10% dos casos da doença estão relacionados a fatores hereditários. Os exames de rotina e a adoção de hábitos de saudáveis são as chaves para salvar vidas. Por isso, é importante fazer o autoexame regular das mamas e mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. Antes dessa idade é recomendada a ultrassonografia.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments