domingo, abril 20, 2025
INICIALOpiniãoEditorialCultura e segurança agradecem

Cultura e segurança agradecem

O anúncio de que o Centro de Documentação Histórica (Cedoch) aprovou a demolição do prédio do antigo Centro de Saúde, ao lado do Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva, com o objetivo de transformar a área em uma praça, proporciona motivos de comemoração para o lazer e a segurança. O anúncio vem acompanhado da notícia de reforma do Centro Cultural e de, posterior, reativação do museu, em que a Cultura e a história também passam a ter motivos de celebração. Caso os anúncios se concretizem, lazer, segurança, Cultura e história serão beneficiados.
Hoje, o prédio do antigo Centro de Saúde está inutilizado e deteriorado, apresenta um aspecto melancólico, acumula enorme quantidade de lixo, em nada contribuindo para a comunidade. A realização do Festival de Inverno de Mogi Mirim (Festimm) promovido pela Lyra Mojimiriana, em 2018, com shows na área interna e no setor de estacionamento do Centro Cultural, serve para ilustrar bem o quanto aquele local pode ser bem aproveitado. Além das apresentações no teatro, também ao ar livre, com mesas e cadeiras e um palco montado, a população pôde aproveitar música, conversas, além dos comes e bebes, se divertindo com lazer e cultura. Do lado, porém, conviviam com a visualização de um prédio em condições caóticas. Futuramente, com a transformação do local em uma praça, que servirá de extensão ao estacionamento, um espaço para eventos estará ampliado e com um aspecto muito mais agradável.
O projeto prevê que o material da demolição será utilizado para fazer o piso do espaço, estando prevista a preservação de algumas partes do prédio, com a previsão de construção de um palco, além de contar com espreguiçadeiras e bancos. Uma nova atmosfera para uma área potencialmente forte para o lazer e a Cultura.
Outra boa, embora tardia, notícia, é a reforma do Centro Cultural visando a emissão do laudo dos bombeiros, restauração do projeto elétrico, dentre outros. O principal ponto é a evolução em Segurança, especialmente diante de tantos exemplos terríveis no país. Sem garantia de segurança e os devidos laudos, o local nem deveria ser utilizado. A Secretaria de Cultura e Turismo aguarda a finalização do projeto elétrico para encaminhar o processo para licitação. Depois da reforma, a ideia é reativar o museu, uma espécie de obrigação para uma cidade que deve valorizar sua história de 250 anos.
Passada a celebração do anúncio, se espera que os projetos sejam realizados, com o ajuste da segurança no Centro Cultural e a revitalização da área onde será demolido o antigo Centro de Saúde. Em seguida, é necessária a reativação do museu e o aproveitamento da praça para a realização de eventos. Então, segurança, lazer, Cultura e história poderão comemorar mais do um simples anúncio, mas a real efetivação de uma evolução necessária.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments