A história de nossa Câmara Municipal teve início em 1º de abril de 1770, quando aconteceu a primeira sessão de nossa edilidade, sob a presidência do Juiz Ordinário capitão Manoel Rodrigues de Araújo Belém e três vereadores.
1º – Conforme o Regime das Ordenações e que vigorava à época, a Câmara possuía atribuições contenciosas e que dava à Casa de Leis poderes Executivos, Legislativos e Judiciários. A partir de 17 de abril de 1829 passou a ter funções meramente legislativas e com sete vereadores, incluindo o presidente, função criada em 1829.
2° – A partir de 3 de abril de 1849, quando Mogi Mirim foi elevada a cidade, o número de vereadores passou de sete para nove. No período Republicano ocorreram diversas modificações no número de vereadores. A partir de 1°de janeiro de 1989 a Câmara passou a contar com 17 vereadores, e que até hoje conserva.
3° – No período de 1° de abril de 1770 a 1° de janeiro de 2021, nossa Câmara Municipal teve um total de 749 vereadores em 112 gestões e uma única vez chegou a ter 25 vereadores.
4° – Em meados do Século XIX foi estabelecido o horário de funcionamento para todas as segundas-feiras, no período da tarde, para atender às necessidades de trabalho de muitos vereadores, que moravam em sítios e fazendas e só vinham à cidade aos domingos e segundas-feiras.
5° – A Câmara Municipal de Mogi Mirim completou 250 anos em 1° de abril de 2020, sendo a décima quarta instalada no Estado de São Paulo, tendo um histórico dos mais ricos entre os legislativos paulistas.
6° – A média de idade de nossos vereadores é de 48 anos, com o mais novo tendo 19 anos e o mais velho 71 anos. A maior parte está na faixa dos 40 anos.
7° – O vereador João Victor é o mais jovem, com apenas 19 anos, recordista em questão de idade mais baixa nestes 250 anos de existência de nossa Câmara Municipal.
8° – Na composição da atual Câmara Municipal constam cinco representantes femininas, outro recorde e que representa 30% da atual Câmara, demonstrando o empoderamento das mulheres na política mogimiriana. No próximo artigo a continuação das curiosidades da Câmara Municipal.
Preceitos Bíblicos
“Disse Jesus a seus discípulos: Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus e em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. (João 14, 1-2-4)
Túnel do TEMPO
No dia 11 de julho de 1929 foi reorganizado o Hipódromo da cidade, com o nome de Jóquei Clube de Mogi Mirim. O terreno, com cerca de 4 alqueires, ficava situado no Bairro da Saúde, entre o Cemitério Velho e o Campo de Aviação. Muitas corridas de cavalos foram ali realizadas, apostando-se grandes somas de contos de réis.
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos
Pontos de venda em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro