Há cerca de cincos anos, a Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, de Mogi Mirim, oferece para a população ensino gratuito voltado para os jovens que desejam prestar vestibular, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e o vestibulinho para os cursos técnicos. A temporada de aulas deste ano já terminou, mas novas vagas estão abertas para 2017. A novidade é que além das turmas do pré-vestibular e pré-vestibulinho, estão abertas as inscrições para o curso de alfabetização de adultos. As vagas para o cursinho, denominado Sanquim, são preenchidas de acordo com a procura, pois não há processo de seleção.
Durante o período em que os cursos são oferecidos aproximadamente 600 alunos tiveram a oportunidade de participar do projeto. Os resultados mostram que o conhecimento disseminado pela equipe voluntária de professores surte o efeito esperado, de acordo com o coordenador do projeto, Newton Magalhães. “Neste ano, já temos alunos que passaram na primeira fase da Unicamp, da Fuvest, da Unesp, e aqueles que foram muito bem no Enem (avaliação pelo gabarito). No ano retrasado, tivemos um aluno que fez 850 pontos na redação, o que é muito bom”, destacou.
O aluno Marcelo Henrique Garcia estudou durante todo o ano no cursinho Pré-Vestibular noturno e fez questão de deixar um depoimento sobre sua trajetória em 2016, destacando a importância de cada professor em seu caminho, especialmente do professor Newton, que conduz o projeto. “O Sanquim foi um plano traçado por Deus, que se fez real e está surtindo efeitos grandiosos. Obrigada por atender este chamado e aproximar de muitos um sonho que já se havia perdido há tempos”, disse o ex- aluno em depoimento nas redes sociais.
Para quem não conhece a história do Sanquim, Newton relembrou. “O primeiro ano foi uma provocação do padre Sidney Wilson Basaglia, que tem um primo que teve dificuldade para entrar na faculdade e, eu, como professor de escola pública, também sempre tive vontade de realizar este tipo de iniciativa. Dentro da provocação começamos com dois professores, depois fomos chamando outros, que chamaram outros. Tem aquela frase: um sonho sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha conjunto é o começo da realidade”.
Hoje, o Sanquim é coordenado por Newton e apoiado pelo padre André Luiz Rossi, que substituiu o padre Sidney. “Eu acho que é um trabalho social essencial e que deve ter apoio da igreja e de todos. O cursinho tem uma qualidade imensa, com materiais e professores de primeira”, pontuou.
Professores e Doações
Os professores que oferecem as aulas no cursinho são das mais variadas disciplinas e vem de diversas cidades da região. No total, são 37 voluntários.
No entanto, os professores que quiserem participar do projeto também podem. Sempre há vagas. “Se tiver mais professores, temos condições de ter mais turmas. Boa vontade a gente não dispensa”, disse Newton.
Além disso, as empresas e pessoas físicas também podem ajudar o Sanquim com doação.
O cursinho já está registrado em cartório como uma Organização Não Governamental, ONG. Agora, só falta o CNPJ, que está para sair. A assessoria está toda sendo feita pela empresa Artdata Contábil, que é um dos parceiros do projeto.
As turmas 2017
Para 2017, serão três salas de cursinho Pré-Vestibular. Uma das turmas terá aulas somente aos sábados, das 8h às 11h30 e os outros dois grupos terão aulas diariamente, de segunda até sexta-feira, das 19h até às 22h30. Para participar do Pré-Vestibular é necessário já ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3° ano.
Já no caso do Pré-Vestibulinho as aulas também ocorrem aos sábados entre 8h e 11h30. Para participar é preciso comprovar que está cursando o 9° ano.
A alfabetização irá atender somente adultos a partir de 20 anos.
As aulas ocorrerão na Igreja São Judas Tadeu, que fica no bairro Santa Luzia, em Mogi Mirim.
Serviço
Onde fazer a inscrição: Na secretaria pedagógica da igreja São Judas Tadeu
Endereço: Rua Edson Lúcio Patelli, que fica no bairro Santa Luzia
O que levar: levar comprovante escolar para pré-vestibular e pré-vestibulinho
Contribuição: os cursos são gratuitos, mas quem puder pode doar R$ 30 será de grande valia. Pois é com esse dinheiro que os materiais, como canetões para lousa e papel, etc., são adquiridos pela equipe gestora
Telefone para mais informações: 3549-9442