sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Curso teórico e prático vai ensinar poda correta de árvores em Mogi

Curso teórico e prático vai ensinar poda correta de árvores em Mogi

A Secretaria de Sustentabilidade Ambiental está com inscrições abertas para o curso de poda e erradicação de árvores. Destinado para profissionais especializados e também para qualquer interessado, o curso será oferecido em dois sábados, com quatro a cinco horas de duração, e levará para os participantes aprendizado teórico e prático. Funcionários da própria secretaria é que serão os responsáveis por aplicar as atividades.

A intenção é fechar a primeira turma nas próximas semanas e dar início ao curso entre o final do mês e o início de agosto. Por meio de uma cartilha específica, os participantes poderão aprender tipos de corte em árvores, quais são os equipamentos corretos e demais orientações para que a poda não afete a vida da planta.

É aconselhado que a poda seja feita com uma serra ou moto serra, e não com facão, prática vista com frequência. “É necessário o uso do equipamento correto (para o corte), para que agrida o mínimo possível a planta, e evite a entrada de fungos e bactérias. Tudo isso é para que a pessoa possa fazer a poda e a planta continue saudável”, frisou Sandro Rogério Marcelino, gerente de arborização da Secretaria de Sustentabilidade Ambiental.

árvores_everton zaniboni (1)
Poda irregular de árvores na cidade pode render multa de R$ 119. (Foto: Arquivo)

Segundo a pasta, a poda irregular de árvores, considerada crime ambiental e sujeita a multa de R$ 119, é vista em várias regiões de Mogi Mirim, o que motivou a ideia na realização do curso. “Hoje notamos poda irregular e feita de forma errada, drástica, de qualquer jeito. Percebemos que uma parte da árvore fica podre”, completou Rogério.

No curso será informado até qual o melhor período para o corte bem como o local mais apropriado para o plantio. Atualmente a Prefeitura realiza um trabalho de fiscalização e identifica a região e quais árvores foram danificadas de maneira irregular. Para que o munícipe possa erradicar a planta, é preciso uma autorização da secretaria de sustentabilidade ambiental.

As inscrições podem ser feitas na sede da secretaria, localizada à Rua Sergipe, 141, no bairro Saúde. Informações estão disponíveis através do telefone 3806-6050.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments