ORGANOGRAMA – O projeto de lei sobre a estrutura e reorganização administrativa no quadro de empregos da Prefeitura, que prevê a criação de mais duas secretarias e elimina a pasta de Políticas Sociais, Cidadania e Diretos da Mulher, do ex-secretário Jarbas Caroni, exonerado do cargo, foi votado em sessão extraordinária na Câmara Municipal na noite de segunda-feira. Colocado às pressas na pauta de votação, foi adiado por 11×5, e entrará novamente em votação na próxima sessão dos vereadores, marcada para a segunda-feira, dia 6 de outubro. Não haverá sessão na próxima semana.
EXPLICAÇÃO – Os vereadores receberam a visita do coordenador geral do programa Cidade Legal, Gabriel Veiga, que participou de uma tribuna livre antes do início da sessão. Veiga explicou como anda o processo de regularização do loteamento Parque das Laranjeiras, na zona leste da cidade. Será necessário mais alguns meses para que os cerca de 470 moradores possam enfim, receber suas escrituras e comemorar a regularização. A explicação foi acompanhada por inúmeros moradores do local, que compareceram à Câmara.
AMBIENTAL – O coordenador também comentou sobre as 106 moradias do bairro localizadas em área de preservação ambiental, situação que deve resultar no remanejamento dessas famílias. Tudo indica que a Prefeitura deverá fazer um acordo amigável, indenizando ou promovendo acordo para que os moradores não saiam prejudicados.
FALOU – Se no início da sessão, a assessoria de Dayane Amaro Costa (PDT), distribuiu aos vereadores e imprensa o discurso da vereadora em papel sulfite, já que ela não vinha se manifestando em repúdio à falta de uma intérprete de libras nas sessões, o silêncio foi quebrado na segunda-feira. Ela usou da tribuna para comentar sua ausência em uma reunião que debateu o tema, além de voltar a cobrar providências do Legislativo. Em sua fala, ao ser interrompida pelo vereador e presidente da mesa, Benedito José do Couto, chegou a se exaltar, causando um princípio de discussão entre os dois.
AFASTADO – O Secretário de Obras, Planejamento e Serviços, Wilson Rogério da Silva, está afastado até sexta-feira do comando da pasta. O secretário teria se licenciado sem vencimento, por motivos particulares. A Prefeitura informou que por ficar apenas cinco dias afastado do cargo, não haverá necessidade de outro profissional assumir a pasta, mesmo que de forma interina. Rogério retorna já na segunda-feira, segundo o Executivo.
DIFICULDADE – O secretário de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), Dirceu Paulino, lamentou que não foi possível levar ao Estádio José Geraldo Franco Ortiz, no Lavapés, um maior número de crianças para o evento do beisebol, na última segunda-feira, em razão da limitação para transportá-los. Isso em função do momento de reorganização do transporte escolar que realiza a Secretaria de Educação. Na medida do possível, crianças de escolas municipais foram levadas. No geral, a estimativa foi de cerca de 300 crianças no evento.