EXPECTATIVA – O discurso de posse da presidente Dilma Rousseff no primeiro dia do ano em Brasília foi recebido com entusiasmo pela secretária de Educação, Márcia Rótolli. Ao lançar o slogan “Brasil, Pátria Educadora” e ao dizer que a Educação será a “prioridade das prioridades”, Márcia enxerga mais investimentos federais na área em Mogi Mirim. Até porque, segundo ela, o prefeito Gustavo Stupp, em suas viagens à Brasília tem feito diversos contatos que poderão ser revertidos em verbas por aqui.
TENTOU – Zerar a lista de espera por vagas em creches é uma das prioridades de Márcia Róttoli. As obras paradas do Cempi que está sendo construído ao lado do Nias, na Vila Dias, é algo que preocupa. Faltando pouco para terminar, a secretária disse ter solicitado e conseguido junto ao Ministério da Educação autorização para já utilizar o prédio para diminuir a lista de espera. No entanto, a tentativa de ativar a creche mesmo sem estar concluída foi frustrada por conta do prédio ainda não ter algo básico: o chão.
O MAIOR – Novo presidente da Câmara Municipal, o vereador João Antonio Pires Gonçalves, o João Carteiro (PMDB), encara a nova função como o maior desafio de sua carreira. Embora já tenha larga experiência no Legislativo e seja acostumado com a vida política, acredita que pelo acúmulo de funções e a responsabilidade depositada em um cargo como esse, a rotina diária de trabalho irá aumentar, já que terá que conciliar a atividade com o cargo de vereador. Por outro lado, se diz motivado e pronto para o ciclo.
OPINIÃO – Na opinião de João Carteiro, a ruim imagem da Câmara Municipal perante à população, comprovada em enquete realizada no site de O POPULAR, quando mais de 90% dos internautas reprovaram o papel desempenhado pelos 17 vereadores em 2014, não é a realidade. Para ele, o trabalho desenvolvido pelos edis é bom e que muitos dos que criticam, em demasia, internautas nas redes sociais, não acompanham o dia a dia do Legislativo. Entretanto, admite que levar a população para o plenário durante as sessões é tarefa difícil, muitas vezes influenciadas pelas notícias negativas vistas na política nacional e que recaem em Mogi Mirim.
MAIS UMA – Gustavo Stupp promoveu nesta semana mais uma alteração no primeiro escalão do governo. Francisco Scarabel Junior, o Juninho, deixou na segunda-feira o cargo de secretário de Suprimentos e Qualidade para assumir, além da Cultura e Turismo, a pasta de Administração, que foi desmembrada da Secretaria de Finanças. Em seu lugar, assumiu Thiago Matioli Kleinfelder, que voltou ao cargo que havia deixado em 2013, quando foi exonerado.