SEM COBRANÇA – A vereadora Dayane Amaro Costa (PDT) está propondo um projeto de lei que proíbe a cobrança de estacionamentos rotativos (Zona Azul) que estejam em frente a hospitais, sejam públicos ou particulares, e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Segundo a proposta, ficam isentos dessa cobrança os pacientes, acompanhantes e demais usuários dos serviços de saúde. O projeto foi lido na sessão de Câmara de segunda-feira.
PROVISÓRIO – O gerente de esportes Everton Bombarda assume hoje, de forma provisória, o comando da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). O secretário da pasta, Dirceu Paulino, entra em férias e só retorna no dia 1º de junho. Bombarda também é dirigente da Tucurense, que disputa a Série A do Campeonato Amador de futebol.
ALTERNATIVO – O vereador Daniel Gasparini dos Santos (PV) quer implantar um método natural para combater a dengue no Município. Na sessão de segunda-feira, foi lido um projeto de sua autoria que propõe uma campanha de incentivo ao cultivo e manipulação da citronela e crotalária nas residências, comércios, indústrias e terrenos baldios pela Secretaria Municipal de Saúde. As plantas funcionariam como combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo da campanha é a distribuição de sementes e mudas das plantas à população concomitantemente às ações, visitas e mutirões. Também ficaria a cargo da Prefeitura o plantio dessas mudas em margens de rios, riachos, praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas.
COMEMOROU – O vereador Waldemar Marcúrio Filho, o Ney, atualmente sem partido, festejou durante discurso na tribuna livre na sessão de segunda-feira. O motivo foi a exoneração de Ernani Gragnanello do cargo de secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Leme devido à cassação do prefeito, Paulo Blascke (PT), pela Câmara Municipal da cidade, no dia 30 de abril, por improbidade administrativa. “Eles falam que não tiveram direito à defesa. Eu também não tive”, disse Ney, referindo-se à sua recente expulsão do Partido dos Trabalhadores. “O que eles pregam não praticam. Dei muita risada quando fiquei sabendo”, completou.
CRÍTICO – O vereador Luiz Antonio Guarnieri (PT) criticou a postura da secretária de Educação, Márcia Rótolli, na sessão de Câmara de segunda-feira. Segundo Guarnieri, a secretária não tem mais autorizado os conselheiros da cidade a utilizarem o espaço da Estação Educação para realizar reuniões. “A Prefeitura deveria intervir nesse caso. Mas o que esperar também de uma Administração que mantém no cargo uma secretária (Elisanita) condenada em outro Município por improbidade administrativa?”, disparou na tribuna.
ADIADO – O plantio de 150 mudas de árvores nativas, que aconteceria na manhã de ontem em uma propriedade localizada no Bairro Rural Santa Maria, zona Norte da cidade, parte do programa de recuperação de áreas degradadas realizado pela Secretaria de Agricultura, foi cancelado devido à chuva que atingiu o município nos últimos dias. A Prefeitura ainda não remarcou uma nova data para que a ação seja realizada. As árvores seriam plantadas por alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Edna Fávero Choqueta.