SEM VERBA – O vereador Luiz Guarnieri (PT) revelou na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira que, em visita à Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços, foi informado que a falta de dinheiro dentro da Prefeitura, o que afeta diretamente o trabalho dos departamentos municipais, vem dificultando o andamento de projetos e obras. Segundo ele, a informação é de que a secretaria não dispõe de grande orçamento, impactando diretamente as pastas de Saúde e Educação, que ficam sem recursos para melhorias de infraestrutura, necessárias em inúmeros prédios públicos. A situação está feia…
VISITA – Quem reapareceu na Câmara Municipal, na segunda-feira, foi a secretária de Educação, Márcia Róttoli, que ocupou o cargo de vereadora por muitos anos. Márcia chegou quando os vereadores já utilizavam a tribuna para seus discursos e permaneceu por pouco tempo em sua ex-casa. A ida da secretária aconteceu justamente no dia em que os projetos que prevêem a reestrutura do Conselho Municipal de Educação e a criação do Plano Municipal da Educação (PME) foram lidos no início da sessão e que serão votados nas próximas semanas. Teve vereador no plenário que torceu o nariz ao ver a secretária…
ZOOLÓGICO – O prefeito Gustavo Stupp (PDT) esteve em São Paulo, nesta semana, a fim de agilizar junto a autoridades políticas a reabertura do Zoológico Municipal, segundo a Prefeitura, já finalizado e que aguarda liberação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo para ser reaberto. Uma vistoria por integrantes da pasta foi realizada nas últimas semanas, mas ainda não teve o resultado divulgado. A demora para a reabertura do espaço é algo que já incomoda o Poder Executivo, carregado de polêmicas e notícias negativas desde o ano passado.
MAIORIDADE – Requerimento da vereadora Luzia Cristina Côrtes Nogueira (PSD) foi aprovado pelos vereadores e permitirá a realização de uma audiência pública sobre a redução da Maioridade Penal, tema tão discutido no país nos últimos meses. O debate acontece no plenário da Câmara no próximo dia 20 de junho, às 15h, e será aberto ao público. Autoridades municipais e demais vereadores deverão ser convidados para o evento.
NÃO FICA – Sidney Coser, presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), no cargo desde o início do ano passado, revelou que não pensa em reeleição. À reportagem, afirmou que permanecerá à frente da entidade até o final do ano, quando termina o seu mandato. Por outro lado, relata que sairá aliviado pelo fato de em sua gestão o tão falado projeto de revitalização da Rua XV de Novembro, no Centro, ter sido aprovado, o que ocorreu na última quarta-feira. Sidney considera o fato um exercício de cidadania e uma ‘marca’ em sua administração.
CROTOLÁRIA – Um parecer desfavorável ao projeto de lei do vereador Daniel Santos (PV), que prevê o incentivo ao cultivo da citronela e da crotalária como método natural no combate à dengue, que em Mogi já chegou a mais de 6,3 mil casos no ano, foi rejeitado por 15 x 0 pelos vereadores na última segunda-feira. Com isso não será arquivado, como já acontece em outros projetos de interesse público, e voltará às comissões competentes do Legislativo. Boa notícia para a Saúde.