EXONERAÇÃO? – Circulou nos bastidores da política mogimiriana nos últimos dias que dois secretários de Gustavo Stupp chegaram a pedir exoneração de seus cargos nesta semana. Seriam eles a secretária de Finanças, Elisanita de Moraes, e o secretário de Negócios Jurídicos, Fabiano Augusto Urbano. Os pedidos teriam sido negados pelo prefeito, que é pressionado por entidades assistenciais para retirar de seu quadro de funcionários não apenas Elisanita, mas também a secretária de Assistência Social, Beatriz Gualda, com relação estremecida junto às entidades.
PROTEÇÃO – Preocupado com o quesito segurança, o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sicovamm) se previne para a abertura do comércio popular, no Centro da cidade, até às 22h, o que acontece a partir desta segunda-feira. Ofícios cobrando maior efetivo foram enviados para a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e ainda para a Polícia Civil. A Praça Rui Barbosa costuma reunir número maciço de munícipes, que aproveitam o horário estendido do comércio para se distrair na área pública.
REPÚDIO – Na sessão de Câmara da última semana, uma moção, de autoria da vereadora Dayane Amaro (PSDB), condenou a postura do prefeito Gustavo Stupp (PDT) quanto ao atraso no repasse de verbas para as entidades assistenciais da cidade. O assunto sensibilizou a população, que mobilizou alguns atos de protesto, nas ruas e também no Legislativo.
SEM MANUTENÇÃO – O semáforo situado no cruzamento da Rua Padre José com a Monsenhor Nora, na esquina com a Floriano Peixoto, está intermitente há mais de semanas. O problema oferece perigo constante para as pessoas que transitam por ali, seja a pé ou de carro. A confusão é ainda maior em horários de pico. Um requerimento do vereador Léo Zaniboni (SDD) pede que a Prefeitura providencie, com urgência, a reparação do farol.
MICROCEFALIA – Nesta semana, surgiu a hipótese de que Mogi Mirim poderia ter registrado seu primeiro caso de microcefalia, doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal. O caso, cujo comentário surgiu com força na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Beatriz, zona sul de Mogi Mirim, por ora, foi descartado pela Prefeitura. O Poder Público afirmou que até o momento a Vigilância Epidemiológica não foi notificada sobre casos de microcefalia. As UBSs já teriam sido alertadas para observar a ocorrência desses casos.
RETORNO – Após folgar nesta semana, devido a 5ª segunda-feira do mês, de acordo com o Regimento Interno dia em que não acontece sessão, a Câmara Municipal retorna ao batente nesta segunda-feira para o penúltimo encontro entre os vereadores em 2015. Após a sessão do dia 14, os vereadores ganham férias e retornam aos trabalhos em fevereiro do próximo ano. Nesta semana, comentários de que a secretária de Educação, Márcia Róttoli, poderia voltar a ocupar seu posto no Legislativo vieram à tona, mas nada foi confirmado pela Prefeitura e pela prória Márcia.