sábado, novembro 23, 2024

DA FONTE

MOBILIÁRIO – A segunda fase do processo de revitalização da Rua XV de Novembro foi concluída na última semana. Na terça-feira, dia 22, o mobiliário que já faz parte do calçadão da nova rua foi recebido e instalado. Além dos bancos de concreto e madeira, floreiras foram instaladas, assim como luminárias e lixeiras. Recentemente, a Prefeitura também realizou a troca das lâmpadas da rua, embora quem passe pela via note pouca diferença, principalmente no aspecto visual, já que um emaranhado de fios emporcalha a área, situação vista em outras ruas do Centro.

FUNDO DE RESERVA – Um dia depois, na quarta-feira, o prefeito Gustavo Stupp se reuniu com o gerente regional do Banco do Brasil para assinar o termo que concederá ao município de Mogi Mirim o direito de utilizar parte dos recursos do fundo de reserva referentes a processos judiciais e administrativos em que o município faz parte. De acordo com o compromisso assinado, o Município deverá apresentar à instituição financeira a relação de processos com os respectivos números de inscrições no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), nos quais a cidade seja parte, de modo a identificar os depósitos.

PRECATÓRIOS – Segundo o Executivo, a partir disso, o banco irá transferir para a conta bancária do município 70% do valor atualizado dos depósitos, que deverão ser utilizados para cobrir despesas de precatórios judiciais, dívida pública fundada ou despesas de capital. Na prática, o município poderá deixar de utilizar os recursos próprios para pagamento de precatórios, que consomem boa parte dos cofres municipais, para pagar despesas prioritárias, como por exemplo, os serviços da Santa Casa, do Consórcio de Saúde, de alimentação escolar, transporte, dentre outras.

DEDETIZAÇÃO – O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) inicia no começo do ano os trabalhos de combate a baratas na cidade. Serão realizados os serviços de dedetização, com a aplicação de inseticida através de nebulização, em redes de esgoto e galerias pluviais, com término previsto para março. Os trabalhos irão se estender por toda a cidade, percorrendo cerca de 300 quilômetros de redes de esgoto e de galerias pluviais. São aproximadamente 2,5 mil pontos entre poços de visitas e galerias. Do dia 4 ao dia 15, ocorrerá o serviço no Jardim Brasília, João Bordignon, Elite, Itapema, Panorama, Patrícia, Flórida, São Vitor, Mirante, Salvato, Flores do Campo, Mogi Mirim II, Jardim do Lago, CDHU, Jardim Europa, Parque das Laranjeiras, Conquista, Santa Mônica, Santa Úrsula, Quartieri, Chácaras Ipê, Sbeguem I e II, Vila Dias, Alto do Mirante, Linda Chaib e Sehac.

PREVISÃO – Em entrevista coletiva, realizada no dia 18, Gustavo Stupp adiantou que o próximo prefeito deverá ter como foco uma administração responsável e não com objetivo eleitoreiro. “Ele (o político) não deve usar a máquina (Poder Público) para se perpetuar no poder. Esse é o grande câncer”, argumentou o atual Chefe do Executivo em um claro ataque aos opositores de seu governo que irão disputar as eleições do próximo ano.

SAAE – Ainda na mesma coletiva, Stupp se defendeu e disse que haverá momento oportuno para debater a questão da concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) à iniciativa privada. Embora acredite ser um prefeito aberto ao diálogo, Stupp recusou, em setembro deste ano, ir à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos quanto às leis que atribuem novas competências à autarquia e autoriza o Executivo a delegar, por meio da Lei Federal n° 8.987/95, a exploração dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “Querem montar um palco com isso. Eu não quis ser usado”, rebateu.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments