EM PESO – Mesmo sem sessão, 11 dos 17 vereadores estiveram no plenário da Câmara Municipal para a audiência pública a respeito do Mogi Mirim Esporte Clube, na noite de segunda-feira. Junto de Tiago Costa e Moacir Genuário, ambos do PMDB, e organizadores do encontro, compareceram a vereadora Maria Helena Scudeler de Barros e o vereador Marcos Gaúcho, dupla filiada ao PSB, Sônia Módena (PP), Geraldo Bertanha, o Gebê (SD), Manoel Palomino (PPS), Alexandre Cintra (PSDB), Cristiano Gaioto (PP), André Mazon (PDT) e Samuel Cavalcante (PR). Jorge Setoguchi (PSD) foi representado por seu assessor, Fábio Zinetti. Gebê e André fizeram uso da palavra durante a audiência.
DEDICAÇÃO – Quem vem marcando presença na Câmara Municipal com frequência é o ex-vereador Luiz Guarnieri. Além de comparecer na votação do projeto que regulamentou feiras itinerantes, bazares e exposições na cidade, Luizinho foi figura presente em outras sessões do ano, e esteve na segunda-feira para a audiência do Mogi Mirim, permanecendo até o final do evento. Em encontros na Associação Comercial e Industrial (Acimm), e outros ligados à ala católica, o ex-vereador também se faz presente, mostrando engajamento com questões sociais pertinentes à sociedade local, e que mesmo sem cargo público é possível entrega e a busca pelo bem da comunidade.
UPA – A preparação elaborada pela Secretaria de Saúde aos funcionários que atuarão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na zona Leste, vem tendo como foco não apenas a excelência no atendimento para a futura demanda, mas também na qualidade na assistência. Os treinamentos aplicados aos funcionários, que tiveram início na sexta-feira, e terão continuidade entre os dias 5 e 14 de junho, têm como foco a capacitação e a encenação de casos que farão parte da rotina dos profissionais, exibidos por meio de simulações e peças teatrais. Trata-se de uma espécie de sala de aula para que no dia a dia dos serviços na unidade todos estejam prontos para diversas situações.
REPASSES – Um requerimento apresentado pelo vereador Tiago Costa (PMDB) solicita à secretária de Saúde, Rosemary Silva, um relatório sucinto de todos os repasses feitos à Santa Casa de Misericórdia, desde janeiro de 2012 até o presente momento. O parlamentar encabeça a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a arrecadação, destinação e utilização dos recursos firmados em convênios entre o Poder Público e o hospital. A CPI da Saúde foi criada em fevereiro deste ano. O documento foi aprovado pelos vereadores na sessão do dia 22 de maio.
DEBATE – Na manhã de ontem, o Clube Mogiano sediou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que se estendeu durante o período da tarde, teve como objetivo discutir a adoção de políticas públicas sociais com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Suas”. As conferências, que acontecem a cada dois anos, são convocadas pelos conselhos municipais de Assistência Social e realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social. A iniciativa tem a função de avaliar a situação social e propor diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (Suas). As propostas são votadas por todos os participantes da conferência e entregues à esfera regional. No encontro municipal, foram eleitos dois representantes, um titular e um suplente que deverão participar das conferências regionais.