terça-feira, abril 22, 2025

DA FONTE

PSB – O Partido Socialista Brasileiro (PSB), aliado ao PRP na eleição passada, realizou no último sábado, na Câmara Municipal, sua convenção que manteve na presidência da sigla o empresário e ex-vereador Luiz Guarnieri. A vereadora Maria Helena Scudeler de Barros (PSB) foi eleita a vice-presidente do partido.

SD – Logo em seguida, no mesmo dia, foi a vez do Solidariedade (SD) se reunir na Câmara. O encontro também teve como finalidade a formação do diretório municipal. Nesse caso, o partido também continua sob o comando do empresário e ex-vereador Leonardo Zaniboni, que permanece como presidente. O vereador Geraldo Bertanha, o Gebê, líder do governo Carlos Nelson no Legislativo, e a vice-prefeita Lúcia Tenório foram eleitos, respectivamente, o 1º vice e 2ª vice da sigla.

INÉDITO – Mogi Mirim vai sediar, pela primeira vez, na próxima quinta-feira, dia 24, o Congresso Legislativo Regional. O encontro, que tem como foco vereadores, assessores e servidores efetivos e comissionados, será realizado no Hotel Bristol, no Complexo Lavapés, das 9h30 às 17h. O congresso trará painelistas e palestrantes profissionais de Brasília e São Paulo para debater temas como o resgate da reputação do Poder Legislativo e responsabilidades e possibilidades do mandato de vereador. O evento será aberto ao público e algumas Câmaras Municipais já confirmaram presença.

RADARES – Os técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) já realizaram a aferição e medição de velocidade para a normatização dos radares. A previsão é que os aparelhos comecem a funcionar em 10 de setembro. Os controladores de velocidade estão instalados na Rua Padre Roque, Avenida da Saúde, Avenida Pedro Botesi, Avenida Brasil, Avenida 22 de Outubro, Avenida Adib Chaib e Rodovia Nagib Chaib. De acordo com a Secretaria de Transporte, Trânsito e Serviços, a iniciativa tem o objetivo de garantir segurança à população em vias de intenso fluxo de pedestres e veículos.

DEU BRONCA – O vereador Geraldo Bertanha, o Gebê (SD), não poupou o “puxão de orelha” nos colegas. Já quase ao final da sessão, Gebê questionou a postura de alguns parlamentares, que mais preferem fazer críticas, sentar na cadeira e ficar reclamando, a tomar uma atitude. “Se tem alguma dificuldade e eu puder ajudar, eu vou ajudar. Vamos dar para receber”, reforçou.

FORMAÇÃO – A Câmara de Mogi Mirim divulgou, na sessão de segunda-feira, a criação de um Conselho de Ética que terá como presidente Cristiano Gaioto (PP) e Luis Roberto Tavares, o Robertinho (PEN), de vice-presidente. O conselho terá o vereador André Mazon (PTB) como secretário e membros os parlamentares Sônia Rodrigues (PP) e Manoel Palomino (PPS). A formação do Conselho de Ética foi um pedido de Palomino. Isso porque houve uma indisposição entre o vereador e a colega. Tudo começou quando Sônia, na tribuna, disse ter procurado pela Guarda Civil Municipal (GCM) para pedir um projeto de monitoramento da cidade, o que foi negado pela GCM. A Guarda Municipal justificou dizendo que um vereador não iria gostar da ideia. Palomino, que atua como GCM, sentiu-se ofendido e disse que não aceitaria mais esse tipo de postura.

SEM PRESENÇA – O Congresso Legislativo Regional foi anunciado à imprensa, na manhã de quinta-feira, pelo presidente da Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate) e da Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis), Antonio Carlos Fernandes Junior, em coletiva realizada no Palácio de Cristal. Além de Jorge Setoguchi (PSD), presidente da Casa de Leis, apenas o vereador Geraldo Bertanha, o Gebê (SD), esteve presente. Estariam os demais parlamentares desinteressados no debate sobre o assunto e em tentar restabelecer a confiança do povo? Fica a dúvida.

EVENTOS – Os vereadores Sônia Rodrigues (PP) e Gerson Rossi (PPS) estiveram recentemente engajados em algumas ações. Uma delas, o Encontro de Parlamentares e Ativistas da Causa Animal (Epaca), de iniciativa da vereadora, em parceria com o deputado federal Ricardo Izar, realizada no Clube Mogiano, teve como boa notícia a conquista de uma unidade de castração itinerante para a cidade, além do aplicativo Adote Pets, ferramenta que auxiliará na denúncia de maus-tratos aos animais. Também foram arrecadados mais de 100 quilos de rações. Na quarta, Rossi mediou uma audiência pública, no plenário da Câmara, a respeito do seu projeto de lei que institui a Semana Municipal de incentivo à doação às entidades do Terceiro Setor.

COM CARTAZ – Mais uma vez, Cinoê Duzo (PSB) levou, além de toda sua postura irreverente, um cartaz para a tribuna da Câmara. Na sessão de segunda-feira, após a apresentação do Grupo Fênix, que deve assumir o controle das ações da Santa Cruz Transportes, empresa que hoje é a concessionária do transporte coletivo de Mogi Mirim, o vereador, ao discursar, resgatou a ideia da construção de um terminal de ônibus no Espaço Cidadão, local próximo à Rua Conde de Parnaíba, uma das mais movimentadas do comércio, e também da Estação Educação. “Aquele espaço perdidão passou da hora de ser utilizado”, declarou.

W.O. – Ainda falando em Cinoê, o parlamentar, em outro momento na tribuna, fazendo uma analogia à situação do Mogi Mirim Esporte Clube, alfinetou Carlos Nelson Bueno (PSDB). “W.O. que o senhor prefeito está dando no funcionário público”, referindo-se ao fato do Executivo não ter concedido reajuste à categoria. O parlamentar ainda aproveitou para questionar se haverá festividades diante da proximidade do 7 de Setembro. “E o desfile?”, perguntou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments