SEM ALARDE – A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da zona Leste, marcada para o dia 16 de dezembro, um sábado, não terá alarde. Pelo contrário. Por determinação do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), nenhuma cerimônia será organizada durante o dia já que, no entendimento do Poder Público, a abertura da unidade de saúde é mera obrigação, pois deveria estar à disposição da população há, ao menos, três anos. A UPA, localizada na Rodovia Élzio Mariotoni, próxima aos prédios do Linda Chaib, começará a funcionar, no dia 16, às 7h, quando passa a oferecer atendimento 24 horas por dia.
TRANSIÇÃO – A ideia da Prefeitura em manter a Unidade de Atendimento Não Agendado (Uana), da Santa Casa de Misericórdia, em funcionamento até 31 de dezembro, já com a UPA aberta, faz parte de uma estratégia da Administração Municipal. O entendimento é de que inúmeros munícipes, mesmo com a nova unidade em plena atividade, ainda se dirigirão até o hospital. Além de informar a proximidade pelo fim dos serviços da Uana, a ideia é promover um trabalho de conscientização da população, oferecendo ampla divulgação sobre a abertura da UPA, seja via Diário Oficial, banners, redes sociais e os demais canais oficiais de comunicação do Executivo. O período entre 16 de dezembro e 1º de janeiro, quando a Uana já estará fechada, é encarado como uma fase de transição.
RENOVAÇÃO – Visando reforçar a estrutura do setor, a secretaria de Saúde anunciou a renovação da frota de veículos voltados exclusivamente para atividades na área. Trata-se de dez novos veículos, modelo Gol, para o transporte de pacientes e outros 12 que serão utilizados em vários outros setores de atendimento. Os veículos são fruto de uma licitação vencida pela Concessionária Germânica. Diversas áreas serão beneficiadas, como a Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde, Postos de Saúde da Família (PSFs), Caps AD, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), entre outros. Ambulâncias também serão alocadas pelo município nas próximas semanas, uma delas para o trabalho na UPA.
AUDIÊNCIAS – O plenário da Câmara Municipal recebe, na noite da próxima quarta-feira, uma audiência pública sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O encontro público, marcado para as 19h30, atende aprovação de requerimento do vereador Alexandre Cintra (PSDB). Especialistas na área estarão presentes no encontro. Oito dias depois, em 7 de dezembro, será a vez de uma audiência pública, organizada pelo vereador Cristiano Gaioto (PP), para discussão acerca dos riscos de queda de árvores e as medidas a serem tomadas pelo Poder Público. A audiência será às 17h30, no plenário do Poder Legislativo.
DESAFIO – Logo após sua participação na tribuna da Câmara Municipal, no último dia 13, o diretor geral da Fênix Viação Ltda, empresa responsável pelo transporte público de Mogi Mirim, no lugar da Viação Santa Cruz, Victor Hugo Chedid atendeu à imprensa, e ao responder a reportagem de O POPULAR, analisou a chegada ao município. Sem esconder as dificuldades, admitiu que a tarefa da Fênix em Mogi não será nada fácil. “É um desafio diferente, porque quando você vence uma licitação, adquire ônibus e se prepara é uma coisa, Mas, quando você pega o bonde andando, com equipamento fadigado, isso muda. Eu diria que é um desafio diferente”, respondeu.
RETORNO – Após uma semana de folga, após ponto facultativo devido ao Dia da Consciência Negra, os vereadores retornam ao plenário na noite desta segunda-feira, para a antepenúltima sessão de 2017. Na pauta da sessão ordinária, projeto de lei que dispõe sobre o plano plurianual do município Após o término da votação e discurso dos vereadores na tribuna, nova sessão, essa extraordinária, de projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município para 2018.
PERTO DO FIM – Depois de segunda-feira, os vereadores terão apenas mais dois encontros no plenário da Câmara antes das férias. Restarão as sessões ordinárias dos dias 4 e 11 de dezembro, que deverão ser marcadas pela demora. Além de tribunas livres, leitura e votações de projetos, serão realizadas novas sessões extraordinárias, responsáveis por arrastar os trabalhos até tarde da noite. A situação foi vista no último dia 13, quando os edis permaneceram no plenário até a madrugada. O fato é que muitos vereadores já entraram em contagem regressiva. Alguns edis contam os minutos, senão os segundos, para o descanso.
PRESENÇA – Na final da Primeira Divisão do Futebol Amador, entre Tucurense e Jardim Europa, disputada no último dia 12, o volante Amaral, do clube da zona Norte, celebrou o título pelo seu time do coração, mas não deve ter ficado nada satisfeito com a presença dos vereadores Luís Roberto Tavares, o Robertinho (PEN) e Geraldo Bertanha, o Gebê (SD). Isso porque, dias antes da finalíssima, o atleta havia cornetado os vereadores pelas redes sociais e pedido para nenhum deles irem até a final pelo fato dos edis não marcarem presença ao longo de toda a competição. Na ocasião, Robertinho e Gebê participaram do hasteamento das bandeiras durante o hino nacional e o de Mogi Mirim. Gebê entregou o prêmio de artilheiro para Bruno Augusto, da Tucurense. De fato, Amaral tem motivos para torcer o nariz…
RUI BARBOSA – A prometida revitalização da Praça Rui Barbosa deve se restringir a poucas melhorias neste início de trabalho, desenvolvido em parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) e a Prefeitura. A decoração para o Natal já começa a ganhar corpo, com a instalação de árvores de Led, a casinha do Papai Noel e demais enfeites. Entretanto, acertos pontuais no calçamento ainda são poucos, assim como nos bancos, muitos deles quebrados. A chegada de plantas, que darão nova cara ao paisagismo da praça, deve demorar mais alguns dias. O Poder Público descartou qualquer tipo de solenidade para a Rui Barbosa visando o final de ano. De fato, ainda há muito o que se fazer no principal cartão postal da cidade.