CAMPANHA – Com a proximidade das comemorações da virada de ano, a Prefeitura deu início à campanha de conscientização a respeito da soltura e manuseio de fogos de artefatos pirotécnicos, que causem a poluição sonora. A prática passou a ser proibida no município neste ano. Em sua página oficial no Facebook, o Poder Executivo divulgou propagandas para alertar a população sobre a lei municipal e ainda informar a respeito dos danos que podem ser causados à saúde humana e aos animais domésticos e das áreas rurais, além de perturbar pacientes internados em hospitais e clínicas. Conforme a vereadora Sônia Rodrigues (PP), autora da proposta, já havia confirmado em reunião realizada recentemente na Câmara, não haverá notificação para quem descumprir a lei. A multa, com valor previsto de R$ 25 mil, deve ser aplicada diretamente. O jeito é aguardar dia 31 para saber se os munícipes absorveram o recado.
FESTAS – O projeto de lei, de autoria do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), com proposta de regulamentar a realização de festas e eventos em Mogi Mirim ainda deve ter mais alguns capítulos. Isso porque, no último dia 14, uma segunda reunião foi realizada, na Câmara Municipal, para tratar do assunto. Na ocasião, foram apresentados os pontos que os organizadores de eventos querem rediscutir com o Executivo. O primeiro encontro mobilizou diversos empresários do setor, o que acabou retirando a proposta de tramitação do Legislativo. Uma terceira reunião ainda deve ser promovida antes do projeto voltar, em definitivo, para a Casa de Leis.
MUDANÇA – Desde segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública está com um novo comandante da Guarda Civil Municipal (GCM). Agora, quem ocupa o posto é o guarda municipal César Francisco Pereira. Antes, a função era desempenhada pelo GCM Paulo Moraes, nomeado pelo prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), ainda no primeiro semestre deste ano, durante uma das alterações no time de secretários municipais. Segundo a Prefeitura, a mudança foi feita por questões de ordem técnica. Por outro lado, nos bastidores, a informação é que Moraes não teria um bom relacionamento com secretário de Segurança Pública, José Luiz da Silva.
NASCEU – O mais novo papai da política não se aguenta de tanta felicidade. Vitória, a primeira filha do vereador André Mazon (PTB), nasceu no último dia 15. Em uma postagem nas redes sociais, o parlamentar, que aparece em uma foto deitado com a filha sobre o peito, faz uma brincadeira ao declarar que está completamente apaixonado por outra mulher e, desde então, tem se jogado neste novo amor. Parabéns ao casal!
ÁGUA – Na manhã de quinta-feira, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) teve que resolver mais um rompimento. Dessa vez, o problema foi na adutora de água tratada nas imediações da Rua Doutor Ulhôa Cintra, no Centro da cidade. De acordo com a Prefeitura, o abastecimento ficou comprometido nas regiões central, zona Sul (Vila Bianchi, Cecap, entre outros) e zona Oeste (Santa Cruz, Saúde e outros). As equipes de manutenção do Saae conseguiram normalizar o abastecimento no mesmo dia. A autarquia solicitou a compreensão e o uso racional da água.
ENERGIA – A Elektro Distribuidora de Energia, em conjunto com o Poder Público, visitou, na tarde de quinta-feira, algumas residências que foram beneficiadas com os aquecedores solares do projeto Energia Eficiente. As residências foram selecionadas pela concessionária. Além de Mogi Mirim, onde a empresa instalou 317 sistemas de aquecimento em moradias de famílias carentes, os municípios de Araras e Andradina também já foram contemplados com a ação. Ao todo, cinco equipes da concessionária concluíram o trabalho em três meses. Foram beneficiados os clientes cadastrados na tarifa de energia social dos bairros: Alto do Mirante, CDHU, Loteamento Eugênio Mazon, Jardim Bicentenário, Jardim do Lago, Jardim Europa, Jardim Mogi Mirim II, Jardim Sbergnhen, Loteamento Linda Chaib, Parque das Laranjeiras, Parque NovaCoop, Sehac, Vila Dias, Santa Luzia, Floresta e Planalto.
BOA AÇÃO – A Mars entregou, na terça-feira, 500 quilos de alimentos para os pets da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (BEA), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente. A doação foi feita no Projeto Bem-Estar Animal e beneficiará quase 100 cães. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com o município, local em que a empresa mantém sua maior operação no país há 21 anos e onde produz alimentos para cães e gatos para atender o mercado brasileiro e também exportar para a Colômbia e Chile.
PDT – A convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Mogi Mirim, realizada na noite de quarta-feira, no Jardim Europa, confirmou os nomes da chapa já inscrita. Na presidência do partido está Oberdan Quaglio Alves, ex-petista, e Luiz Gustavo Anacleto como 1º vice-presidente. O 2° vice-presidente é Ronaldo Borsarini e a secretária e 1ª tesoureira são, respectivamente, Taise Quaglio e Olívia Tavares. Em conversa com a reportagem, Alves informou que trabalhará pela renovação da imagem da sigla na cidade, priorizando os nomes novos na política e que tenham envolvimento com a comunidade mogimiriana. A convenção também reuniu representantes do PDT de Pedreira e Americana. O partido era presidido pelo ex-prefeito Gustavo Stupp, o que já explica a imprescindível reciclagem.