sábado, abril 19, 2025

DA FONTE

EFEITO – A pichação de símbolos nazistas e frases difamatórias contra o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva Lula, e o PT, no último dia 26, repercutiu em âmbito nacional. Em nota, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, classificou o ato como “grotesco”, um crime a ser apurado pelas autoridades competentes do Estado de São Paulo. Segundo a senadora, a violência política e o ódio social crescem num ambiente de exceção como este que se configura no país, desde o Golpe de 2016. Para Gleisi, a luta do PT por democracia e pelo direito de Lula ser candidato à Presidência da República visa uma saída democrática para a atual crise brasileira. “Não podemos tolerar que truculência e arbítrio substituam a política e o diálogo como instrumentos de construção do bem comum e da Justiça. Ao PT de Mogi Mirim e ao companheiro Ernani e família, nosso desagravo e solidariedade. Justiça e respeito sejam assegurados a quem luta pela democracia, como vocês!”, afirmou.

DEFESA – Nas redes sociais, o ex-vereador Ernani Gragnanello, presidente do PT de Mogi Mirim, também se manifestou. Ele argumentou que o combate à corrupção será eterno e que o país está avançando no seu controle. “Acredito que precisamos ampliar a democracia participativa e consolidar a democracia representativa. Acredito que todas as pessoas devem ter o direito a sua defesa e que as eventuais condenações somente devem ser fundamentas em provas documentais, testemunhais e sem qualquer interferência de desejos dos meios de comunicações e ou de setores privados. Acredito no Brasil, sim acredito”, destacou. Em outro texto, Gragnanello informou que sua participação nos movimentos e atos em defesa do bem comum e da ética continuará e que estará, na medida do possível, ao lado de todos que defendem o Estado Democrático de Direito.

GRATO – Gragnanello ainda agradeceu o apoio de todos que se manifestaram, curtiram ou enviaram mensagens de solidariedade. “Tenham certeza que continuarei lutando e, sobretudo, procurarei articular atos e ou movimentos em defesa da democracia e da ética na política”, destacou, ao final da postagem, antes de deixar uma mensagem de incentivo aos munícipes. “Convido todos e todas a participarem da vida política da cidade, do estado e do Brasil, contribuindo com o debate saudável, crítico e construtivo. Assim, deixaremos uma cidade, um estado e uma nação com mais avanços democráticos e com os direitos sociais mantidos na Constituição Brasileira”, reforçou.

RETORNO – O recesso parlamentar está no fim. As sessões no plenário da Câmara Municipal serão retomadas hoje, a partir das 18h30. Após um período de descanso, a expectativa é que os vereadores voltem a todo vapor. Alguns temas, como a correção dos salários dos servidores municipais, o caso do reeducando do Centro de Ressocialização (CR), acusado de roubo, além de uma denúncia contra o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), representada por Tiago Costa e Moacir Genuário, ambos do PMDB, no Ministério Público (MP) local, devem ser abordados pelos parlamentares. A prisão do reeducando, por exemplo, que prestava serviço na área da limpeza pública, resgatou a polêmica na cidade sobre o uso dessa mão de obra. Lamentavelmente, o assunto já rendeu muita politicagem.

DUPLA – Na manhã da última quarta-feira, dia 31, a vereadora Maria Helena Scudeler de Barros (PSB) esteve ao lado do secretário de Governo, Danilo Zinetti, durante o lançamento do Observatório do Futuro, na capital paulista. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), das 10h às 16h, no auditório nobre do TCE, e trouxe uma série de palestras sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Observatório do Futuro é um núcleo criado pela Corte para monitorar a implementação dos ODS no Estado. Aprovados por lideranças mundiais, esses objetivos fazem parte da chamada Agenda 2030, uma série de metas definidas com a ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção da governança democrática, preservação da natureza e erradicação da pobreza. Mesmo com a negativa do PSB para ocupar a função de líder do governo Carlos Nelson Bueno (PSDB) na Câmara, os laços da parlamentar com o Executivo não parecem estremecidos.

ACIDENTE – Na tarde do último dia 29, um dos tratores que realizava a roçagem às margens do Córrego Santo Antônio, na Avenida Brasil, tombou devido ao solo úmido em virtude das constantes chuvas. Procurada, a Prefeitura informou que o tratorista sofreu apenas escoriações no dedo e ombro e passa bem. Prontamente, o socorro foi providenciado e o servidor encaminhado à Santa Casa local para atendimento. O trator foi retirado do córrego horas depois do ocorrido. O Executivo ainda reforçou que, apesar de o local ser de difícil acesso para manutenção, manterá todas as medidas de segurança para garantir a realização dos trabalhos com qualidade e sem incidentes.

ESCLARECE – Após contato de uma munícipe, questionando sobre a equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos com objetivo do desenvolvimento biopsicossocial dos pacientes, a Prefeitura foi procurada pela reportagem e afirmou que não cortou esse serviço, ou seja, os pacientes sempre tiveram o tratamento disponibilizado. A diferença é que, atualmente, ele é oferecido em Jaguariúna porque a empresa vencedora da licitação está situada no município. De acordo com a Administração, o Centro de Equoterapia, localizado à Rodovia SP-340, é unidade referência. Além disso, o transporte e estrutura necessária aos pacientes são disponibilizados pela prestadora do serviço, conforme prevê o contrato. As sessões são realizados por três funcionários, sendo um terapeuta, um condutor e um lateral, para proporcionar a segurança no atendimento, com todos os materiais de segurança, como selas adaptadas, capacetes e tocas descartáveis. Com relação aos horários das viagens, a Secretaria de Saúde estuda a logística para atender as necessidades dos pacientes.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments