sábado, novembro 23, 2024

DA FONTE

ALTO – A sessão da última segunda-feira, dia 23, foi marcada por alguns momentos de falas mais acaloradas e até tapas na tribuna da Câmara. A postura já é característica de um ou outro parlamentar, mas, dessa vez, o tom subiu bem. Tiago Costa (MDB), Cinoê Duzo (PSB), André Mazon (PTB) e Orivaldo Magalhães (PSD) quiseram vencer no grito. Os berros até acordaram os mais desatentos que acompanhavam os trabalhos.

MOTIVO – A indignação expressada no Legislativo foi por conta da notícia do aumento da tarifa do transporte público, até então decretado pelo prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB). O valor passaria de R$ 3,50 para R$ 4,20, mas foi revogado pela Prefeitura. André Mazon (PTB) disse que mais esse aumento faria parte do “pacote de maldades” de Carlos Nelson, lembrando do pífio reajuste, de 1,5%, concedido aos servidores municipais. “Renuncia CNB (Carlos Nelson Bueno), já que não aguenta. Para de prejudicar o povo”, disparou Tiago Costa (MDB), na tribuna. Isso porque, na última semana, o chefe do Executivo declarou que não sabia se aguentaria concluir o seu mandato.

SANTA CASA – Já a ira de Orivaldo Magalhães (PSD) foi com a Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim. Há várias sessões, o parlamentar tem feito um combate quanto à situação do hospital. Na noite de segunda-feira, ele pediu transparência da administração e até sugeriu que os balancetes da entidade fossem publicados nos jornais da cidade. “Será que vai querer?”, colocou em dúvida. Para o vereador, a comunidade em geral, incluindo empresários, estão dispostos a ajudar, mas ainda falta clareza.

TEATRO 1 – As idas de Cinoê Duzo (PSB) à tribuna da Câmara têm sido verdadeiras aulas de dramatização. Sem muito a dizer, e mais a encenar, o vereador afirmou duvidar que o prefeito desista do cargo porque ele tem “ânsia pelo poder”. Duzo ainda comparou o personagem Pinóquio ao ex-prefeito Gustavo Stupp (PDT) e o velho carpinteiro Geppetto, criador do boneco na clássica história infantil, a Carlos Nelson Bueno (PSDB).

TEATRO 2 – Já em sua segunda fala, Duzo chamou o prefeito de juvenil e declarou que o chefe do Executivo era digno do Troféu Imprensa de Melhor Ator, apresentado pelo SBT. Paradoxalmente, quem mandou bem na interpretação foi o próprio vereador, que discursou imitando a voz de Silvio Santos.

AGRADO – O discurso do vereador Cristiano Gaioto (PP) pegou todos de surpresa, inclusive os próprios colegas. Durante a sessão do Legislativo, na segunda-feira, Gaioto rasgou elogios a cada um dos parlamentares, destacando nomes e algo que ele considerou positivo no trabalho dos edis. Os agrados foram tanto que até arrancaram risos de quem estava na plateia. Há quem diga que o vereador está querendo agradar, fazendo uma espécie de “campanha”, porque já está de olho na presidência da Casa de Leis.

DOR DE CABEÇA – O vereador Manoel Eduardo Pereira da Cruz Palomino, o Mané Palomino, que também é guarda civil municipal, foi vítima da ação de criminosos, na noite do dia 20. Mané estacionou seu veículo, um Chevrolet Onix, em frente à sua residência, no bairro Tucura, por volta de 19h20. Quando voltou, às 20h25, percebeu que alguém havia furtado seu carro. Uma maneira nada agradável de iniciar uma noite de sexta-feira!

HOMENAGEM – Por iniciativa do vereador Gerson Rossi (PPS), a Câmara Municipal fez, na noite de segunda-feira, antes de iniciar os trabalhos do dia, uma homenagem aos atletas dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). O ato foi acompanhado também pelo secretário de Esporte, Juventude e Lazer, e também de Cultura e Turismo, Marcos Dias dos Santos, o Marquinhos.

APROVADO – Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de Lei nº 27, de 2018, de autoria do prefeito, autorizando o desconto de 50% dos juros e multas no pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A adesão ao programa deve ser feita até 31 de maio, no setor de Dívida Ativa do Poder Executivo. Segundo a Prefeitura, o contribuinte que quitar todas as dívidas terá, em 2019, 15% de desconto no IPTU.

NOVIDADE – O Museu Histórico e Pedagógico Presidente João Teodoro Xavier poderá ser municipalizado. Para a iniciativa ser concretizada, as secretarias estadual e municipal de Cultura firmaram parceria e realizaram uma audiência pública, no último dia 19, no Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva. A reunião foi viabilizada por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP). O evento teve como foco a apresentação e o debate da proposta de doação do acervo museológico e dos bens móveis de propriedade do Estado de São Paulo então instalados no museu, localizado no andar superior do Centro Cultural.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments