ARTE – Toda vez que o vereador Marcos Antônio Franco, o Marcos Gaúcho (PSB), tiver um vídeo pessoal veiculado em suas redes sociais, os internautas poderão perceber uma novidade. Uma arte do vereador, em cima de um trator, veículo utilizado com frequência pelo edil para a manutenção de áreas verdes e limpeza pública, marca característica de Gaúcho, servirá como abre do vídeo, ao melhor estilo charge. O artifício já é usado e vem chamando a atenção, com direito a uma trilha de fundo. A abertura poderá ser vista toda a vez que algum vídeo de Gaúcho for exibido.
RETORNO – Após cinco segundas-feiras de folga, incluindo o recesso parlamentar e um feriado, os 17 vereadores retornam ao plenário da Câmara Municipal na volta das sessões ordinárias, nesta segunda-feira. Como de costume, a expectativa deve ficar no bombardeio de críticas ao governo de Carlos Nelson Bueno (PSDB). A suspensão da integração de linhas no transporte público e a possibilidade da demolição do antigo Centro de Saúde, ao lado do Centro Cultural, deverão estar na pauta de críticas da ala oposicionista ao prefeito. Mas não será surpresa de até os situacionistas mostrarem descontentamento com a situação.
NÃO ANDA, NÃO! – Cinoê Duzo (PSB), que nas últimas semanas reclamou publicamente, e com ênfase, sobre a declaração do prefeito de que circulava 30 quilômetros por dia em busca de fiscalizar problemas cotidianos na cidade, não deve deixar o comentário adormecido. Desde a colocação, o vereador mostrou extrema indignação, e em tom sarrista, colocou em dúvida o trabalho de Carlos Nelson. Como de costume, Duzo recebeu apoio de inúmeros munícipes descontentes com o mandatário. Na Tribuna da Câmara, é praxe as duras críticas do vereador ao prefeito.
RETA FINAL – A volta das sessões marca os últimos meses do vereador Jorge Setoguchi (PSD) como presidente do Poder Legislativo mogimiriano, já que a partir de janeiro de 2019, após eleições internas, um novo edil ocupará o cargo mais importante da hierarquia da Casa de Leis. Setoguchi, à frente desde o início da atual legislatura, vem sofrendo forte pressão interna e críticas de munícipes sobre a lentidão como conduz a saída dos vereadores da sede administrativa da Câmara, o popular Palácio de Cristal. Aliás, o debate e as negociações sobre o futuro presidente devem aumentar daqui para frente. Há quem coloque Cristiano Gaioto (PP), Gerson Rossi (PPS) e Maria Helena Scudeler de Barros (PSB) entre os favoritos. Entretanto, até o momento, nada de oficial por parte dos edis.
HORÁRIO – Outro assunto que deverá ser colocado em debate pela Mesa Diretora da Câmara está relacionado à possível mudança no horário das sessões, proposta lançada ao final do primeiro semestre, e que visa atrair maior público às sessões de segunda-feira. A ideia é antecipar o horário do início dos trabalhos, atualmente às 18h30, para as 17h. O entendimento é que seria mais propício o comparecimento dos munícipes, que sairiam do trabalho e já se deslocariam para a Câmara, ao invés de voltar para casa e depois retornar para a casa de leis. Muitos vereadores já demostraram contrariedade ao projeto que, se tomar forma e for colocado e votação, deve ser decidido por uma pequena diferença de votos. Alguns edis veem com bons olhos o novo horário, o que evitaria que as sessões se alongassem até tarde da noite.
POR TODOS OS LADOS – É inegável que o secretário de Governo, Danilo Zinetti, vem trabalhado de forma voraz na exposição de sua imagem perante à população. Nas últimas semanas, Danilo posta, através de suas redes sociais, diversas imagens no qual participa de eventos na cidade, como a entrega da unidade do Detran, na Rodoviária, de uma motoniveladora, adquirida com recursos provenientes do Estado, e até ao lado de engenheiros na fiscalização da estrutura do antigo Centro de Saúde, que pode ser demolido pela Prefeitura, em decisão que aguarda o parecer do Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino da Cunha.
CANDIDATO? – Mesmo sem se pronunciar oficialmente ou comentar a respeito da possibilidade, exista quem garanta dentro da Administração Municipal que Danilo trabalha para lançar sua candidatura a prefeito nas eleições de 2020, e que seria o nome preferido de Carlos Nelson Bueno. Por outro lado, embora demostre desânimo e preocupação com a situação financeira do Poder Público, além da idade avançada, uma possível candidatura do prefeito a mais um mandato não é vista como algo absurdo. Vide a última eleição, quando CNB declarou total apoio à candidatura do então vereador Osvaldo Quaglio, e que não seria candidato por motivos pessoais, e meses depois lá estava ele sendo eleito para seu terceiro mandato como prefeito. Em um terceiro viés, Flávia Rossi, secretária de Educação, seria vista com bons olhos como candidata de Carlos Nelson. É aguardar para ver…
SEM SOLUÇÃO? – A série de queimadas que vem assombrando Mogi Mirim nas últimas semanas já é motivo de extrema preocupação dentro do Corpo de Bombeiros. Nesta semana, a reportagem pôde acompanhar a chegada de uma equipe à base da corporação, localizada no Bairro da Saúde, e notar um misto de tristeza e revolta dos profissionais com a situação. Isso porque, muitas das queimadas, são ocasionadas pelos próprios munícipes, que parecem não ligar para o meio ambiente e as consequências do fogo e da fumaça para a saúde. Os casos são tantos que os brigadistas chegam a ficar boa parte do dia nas ruas, sem almoço ou alguma outra refeição. A situação não é nada boa.