FESTANÇA – Dentre os centenas de eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) que foram à Praça Rui Barbosa, na noite de domingo, comemorar a vitória do candidato eleito à presidência da república, dois vereadores não escondiam a felicidade e festejavam em meio à multidão. Tiago Costa (MDB) e Samuel Cavalcante (PR) permaneceram boa parte do tempo no local e se deixaram levar pelo clima de Carnaval. Tiago, que declarou apoio a Bolsonaro há semanas, tirava fotos e transmitia ao vivo a festança nas redes sociais. Samuel, de forma contida, acompanhava a euforia do povo e também não escondia a alegria.
LISURA – O prefeito Carlos Nelson Bueno espera que tanto o governo de Bolsonaro como de João Dória, governador eleito no Estado de São Paulo, tenham uma nova conduta não apenas nas ações, mas também no caráter. Para ele, é o momento de deixar a velha política para trás, conforme entrevista concedida à Rádio Transamérica. “Os governos que venham a tomar posse em Brasília e São Paulo precisam ser mais sérios, éticos, competentes e comprometidos com a lisura dos negócios públicos. Precisamos banir da política as facilidades, as atitudes que não se justificam, as ambições pessoais e individuais. Temos que fazer da política um meio de prestar serviço à população e não se beneficiar com o cargo”, afirmou, alfinetando parte da classe política, mas sem citar nomes.
SALVAÇÃO – No entendimento de Carlos Nelson, a transparência no setor passa por esse aspecto. Contudo, o prefeito não deixou o ar temeroso de lado, uma de suas marcas principais desde quando assumiu a Prefeitura, em janeiro do ano passado. “Enquanto isso não acontecer no Brasil, vamos ficar sempre amargando o que temos passado nesses últimos anos. Ninguém é anti coisa nenhuma, temos que ser anticorrupção. Ou a gente tem atitude ética, moral e decente e faz política com franqueza, honestidade e lealdade ou não tem salvação para a população”, decretou.
220 WOLTS – Se os opositores e parte da população criticam o prefeito pelo fato de não realizar um trabalho considerado bom ou pouco dar as caras perante o mogimiriano, a realidade não é bem essa. A informação é de que o prefeito anda de olho em cada ponto da cidade no que diz respeito à zeladoria, manutenção e limpeza pública, além de outros trabalhos de responsabilidade do Poder Público. Na segunda-feira, ao lado de pessoas de seu círculo de confiança dentro da Prefeitura, percorreu diversos trechos do município a fim de conferir de perto a situação. Na terça-feira, logo nas primeiras horas da manhã, lá estava ele novamente circulando por Mogi. Locais como o Cemitério Municipal, as obras de recapeamento em ruas e avenidas e demais ações em andamento fizeram parte da agenda do prefeito. O homem anda mais vivo do que nunca…
CONTAGEM REGRESSIVA – Os vereadores retornam ao plenário para a primeira sessão ordinária de novembro na próxima segunda-feira. Daqui para frente, faltarão seis sessões para o fim dos trabalhos dos edis na sede do Poder Legislativo em 2018, programado para segunda-feira, dia 10 de dezembro. Depois disso, todos os 17 vereadores retornam ao plenário para a eleição do novo presidente da Câmara Municipal, em sessão marcada para o sábado, dia 15 de dezembro, às 9h. O próximo presidente permanecerá à frente da Casa de Leis até o final de 2020, último mês da atual legislatura.
OS SOBREVIVENTES – Caso a iminente saída de assessores parlamentares e demais funcionários da atual sede administrativa da Câmara Municipal, o popular Palácio de Cristal, ao lado da Matriz de São José, se confirme para janeiro, após o início da reforma do prédio do Legislativo no Paço Municipal, situado na Rua José Alves, dois vereadores terão cumprido suas promessas de nunca sequer terem entrado no Palácio: Maria Helena Scudeler de Barros e Cinoê Duzzo, dupla do PSB. Seja por demagogia, popularidade ou convicção política, ambos afirmam nunca terem pisado no local e fecham a cara quando o assunto é o Palácio.
E O ALUGUEL? – A atual sede administrativa é a casa dos edis desde 2015 após uma misteriosa negociação entre o ex-prefeito Gustavo Stupp e o ex-vereador e presidente da Câmara, João Antônio Pires Gonçalves, o João Carteiro. Porém, a simples saída de assessores e parlamentares não coloca um ponto final no imbróglio. Jorge Setoguchi (PSD), presidente da Mesa Diretora, ainda busca romper o contrato com o proprietário do imóvel, em nome do filho de Nilson Higino, então aliado de Stupp na ida para o Palácio. Ao O POPULAR, Setoguchi admitiu que se reuniu com a responsável pelo imóvel uma única vez, no início do ano passado, e que mesmo tendo a intenção de reabrir o diálogo, não sabe quando e nem a forma como o aluguel será encerrado. Pepino grande…
DESINFORMADOS – Muitas pessoas reclamam que as informações não chegam até elas e justificam, em muitos casos, pelo não comparecimento a eventos da cidade por conta de desconhecerem a programação, seja de atividades ou até mesmo de serviços que necessitam ser realizados. Essa rotina é vista diariamente na Delegacia de Polícia de Mogi Mirim e é um dos exemplos que podem ser citados. Constantemente, pessoas procuram o local para perguntar se o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) de Mogi Mirim não irá abrir suas portas para a realização de atendimento ao público. Mas, o fato é que o Detran mudou de local faz tempo, inclusive, sendo divulgado maciçamente pela imprensa. A mudança ocorreu em julho deste ano e agora o posto de atendimento do Detran fica na Rodoviária Municipal.
VAI ASSUMIR – Osvaldo Dovigo, ex-presidente da Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm) e atualmen assessor especial comissionado na Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), deverá ser nomeado na próxima semana como secretário da pasta, assumindo o posto hoje ocupado por Marcos Antônio Dias dos Santos, o Marquinhos, também titular da secretaria de Cultura e Turismo. Uma reunião na tarde da próxima segunda-feira, entre o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), Marquinhos e o próprio Osvaldo deverá selar a ida de Dovigo ao cargo mais alto da secretaria esportiva.Ele é do PSD, mesmo partido do secretário de Governo Danilo Zinetti, um dos homens fortes da atual gestão. Resta a confirmação oficial pelo nome de Osvaldo por parte do Poder Público.