VETOS – A sessão da Câmara dos vereadores na noite de segunda-feira foi marcada pela aprovação dos vetos do prefeito Gustavo Stupp (PDT) em relação a diversos assuntos de relevância para a cidade. Os vetos estão relacionados às emendas elaboradas pelos vereadores em sete projetos aprovados em 2013 e que passaram por avaliação da Câmara Municipal nas últimas semanas.
PASSARAM – Por 10×7, foram aprovados os vetos que tratam sobre o plano plurianual do município para o período de 2014 a 2017, elaboração da lei orçamentária, receita e despesa municipal para 2014, alterações de disposições do Imposto Sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) e a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que passará a ser administrada pela Prefeitura.
FALTOU – Chamou atenção a falta de discussão dos vereadores em relação aos vetos. Poucos foram os que comentaram sobre as decisões tomadas pela mesa, e o debate ficou concentrado a assuntos de pouca importância. A contagem dos votos após a leitura de cada veto também foi confusa por parte do vereador João Antonio Pires Gonçalves (PMDB), o João Carteiro, que aproveitou para cutucar seus colegas de mesa. Tudo para que mantivessem a mão erguida e não saíssem de seus lugares no plenário. João substitui o atual presidente, Benedito José do Couto, afastado por problemas de saúde.
EGOS – Ao invés de temas importantes, os vereadores preferiram voltar as atenções para o trabalho pessoal de cada um, com seguidas ironias. Ao terem a palavra, por diversos momentos, Laércio Rocha Pires (PPS), Waldemar Marcúrio Filho (PT) e Cinoê Duzo (PSD) travaram um embate sobre requerimentos feitos por eles próprios, disputando a autoria dos documentos e preferindo trazer a responsabilidade de melhorias em diversos aspectos da cidade para cada um deles. Ney chegou a comentar que todos precisam parar de brigar por ego. Cinoe adotou um tom ‘paz e amor’, enquanto Pires disse que muito vereador “só aparece no Facebook”.
ELEIÇÃO – Quem acompanhou a sessão de segunda-feira foi o empresário Sidney Coser, candidato à presidência da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) e o ex-candidato para presidente da chapa de oposição, que agora se uniu à oposição, o publicitário Nelson Theodoro Júnior. Enquanto Sidney viu a sessão das cadeiras, Nelson preferiu acompanhar próximo ao plenário. Ambos foram bastante requisitados e pousaram até para fotos.