sexta-feira, novembro 22, 2024

DA FONTE

NOVA ASSESSORA – A advogada Gisele Anselmo é a nova assessora técnica da presidência da Câmara Municipal, comandada, desde a última terça-feira, dia 1º de janeiro, pelo vereador Manoel Eduardo Pereira da Cruz Palomino (PPS), o Mané Palomino, eleito em dezembro, após vencer no critério de desempate o vereador Marcos Gaúcho (PSB). Gisele já era assessora parlamentar de Mané e assume um dos principais cargos da Mesa Diretora do Poder Legislativo. Ela substitui Clodomar Tavares, detentor do posto até 31 de dezembro, durante a presidência do vereador Jorge Setoguchi (PSD). Ainda não se sabe o destino de Clodomar, cujo nome é ventilado dentro da Prefeitura.

NOVO CHEFE – Assessor do vereador Cristiano Gaioto (PP), Everaldo Luís Pereira, o Vê, será o chefe de gabinete da Câmara Municipal, cargo ocupado por Fábio Zinetti, irmão do secretário de Governo Danilo Zinetti, na presidência de Jorge Setoguchi. Além do próprio Gaioto, Vê goza de prestígio com o ex-secretário jurídico da Prefeitura Thiago Toledo, um dos articuladores da campanha de Mané e figura chave na composição de um grupo político que almeja não apenas a Mesa do Legislativo, mas a própria Prefeitura. No segundo semestre do ano passado, Vê e Thiago foram vistos em uma churrascaria da cidade em conversa reservada com o vereador Cinoê Duzo (PSB), um dos possíveis candidatos para a Prefeitura em 2020. Vê já ocupou o cargo de chefe de Gabinete durante a gestão do ex-presidente da Câmara João Antônio Pires Gonçalves, o João Carteiro, entre 2015 e 2016.

FORA DA GUARDA – Aliás, Mané Palomino, novo presidente do Poder Legislativo desde terça-feira, teve que se afastar da Guarda Civil Municipal (GCM), onde trabalhava desde agosto de 2005. O edil encaminhou um comunicado para a Administração Municipal, endereçado ao secretário de Administração Ramon Alonço, informando sobre seu afastamento. Mané deixará de receber salário como Guarda Civil até 31 de dezembro de 2020, último dia de seu mandato como presidente do Legislativo. O fato fez com que ele voltasse os olhos para sua profissão, a de professor de Educação Física, área em que é formado desde dezembro de 2004. O presidente começará a dar aulas como personal trainer para alavancar a renda mensal.

AR-CONDICIONADO – No apagar das luzes, Jorge Setoguchi assinou seu último ato como presidente da Câmara. Na edição de 21 de dezembro do Diário Oficial do Município, o vereador divulgou o resultado do pregão presencial responsável pela contratação da empresa JH Ar Condicionados para compra e instalação de 28 aparelhos para uso do Legislativo. O contrato com validade de um ano foi assinado por R$ 43,5 mil. Todos os ares-condicionados serão destinados para salas e gabinetes da sede da Câmara instalada no Paço Municipal, na Rua José Alves, Centro de Mogi, que passa por reforma e irá substituir a sede administrativa localizada ao lado da Matriz de São José, o popular Palácio de Cristal.

AFAGOS EM VERDE E AMARELO – Não foi apenas o vereador Marcos Gaúcho (PSB) a se derreter de amores pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), empossado para o cargo na terça-feira. Além de Marcos, que viajou de trator para Brasília, outros edis prestaram homenagens ao presidente. André Mazon (PTB) foi mais um que esteve na capital federal para a posse, divulgando seu feito em suas redes sociais. Cinoê Duzo, em sua conta no Facebook, celebrou o momento com um print da transmissão da posse da Rede Globo e uma foto sua com a bandeira do Brasil. Cristiano Gaioto também utilizou o Facebook para postar uma foto ao lado de Bolsonaro, durante uma visita à Brasília.

P DA VIDA… – A Prefeitura parece ter chegado ao seu limite com a Construrban, empresa responsável pela coleta do lixo em Mogi Mirim. A falta da coleta nos últimos dias de dezembro, em virtude de problemas mecânicos em dois caminhões da empresa, paralisando a retirada do lixo no Centro e em inúmeros bairros das quatro regiões da cidade, causou a ira do Poder Público. Em nota, o Executivo classificou o novo episódio como “atitude injustificável” e passível de sanções previstas em contrato. A Secretaria de Serviços notificou e multou a Construrban, e pela primeira vez, a Prefeitura admitiu, na mesma nota, que o contrato poderá ser cancelado caso os problemas prossigam nos próximos meses.

FOGOS SEM ESTAMPIDO – O Réveillon causou preocupação em parte dos vereadores e na própria Prefeitura no que diz respeito à soltura de fogos com estampido, prática proibida na cidade desde a aprovação do projeto de lei 5.922, de 17 de julho de 2017, da vereadora Sônia Módena (PP). O Poder Público, inclusive, encaminhou um documento ao empresário Luiz Galé Zaniboni, o Luizinho, responsável pela organização do Réveillon do Bristol Zaniboni Hotel, localizado na Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, 400, no Complexo do Lavapés, alertando sobre a existência da lei e o manuseio de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora e comprometam o sossego público. Assinado pela coordenadora da Central de Fiscalização da Prefeitura, Daniela Augusta Ferreira, o documento prometia advertência e multa caso a norma fosse descumprida.

VALEU A PENA – O Clube Mogiano, que tem como diretor social o vereador Alexandre Cintra (PSDB), também optou pela não soltura de nenhum tipo de fogos de artifício, seja ele com ou sem estampido. Sônia é próxima de Alexandre dentro da Câmara Municipal, além do fato de o edil ser da base situacionista do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) na Câmara. Pelas redes sociais, alguns comentários condenaram solturas esporádicas pela cidade, mas em número muito menor se comparado aos últimos anos. Avisos sobre os danos causados aos animais também foram disseminados em grupos de WhatsApp, pelo Facebook e no Instagram.

SUBSTITUIÇÃO – O servidor municipal Fábio Henrique Salvalaio será o secretário de Meio Ambiente até 2 de fevereiro, em virtude das férias do titular da pasta, Ivair Biazotto. A portaria informando a substituição temporária, assinada por Carlos Nelson, e datada de 14 de dezembro, foi publicada no site da Prefeitura. Fábio é homem de confiança de Ivair e funcionário de extrema importância na condução dos serviços da secretaria.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments