sábado, novembro 23, 2024

DA FONTE

RECHEADO – Os 17 vereadores retornam ao plenário da Câmara Municipal na noite da próxima segunda-feira e, ao que tudo indica, em uma sessão que promete ir até tarde. Além da leitura de requerimentos, indicações, votação dos projetos da ordem do dia e o discurso dos vereadores, cada um com duas falas de cinco minutos cada, o retorno reserva ainda uma homenagem ao centenário da Escola Estadual Rodrigues Alves, após aprovação de requerimento do vereador Gerson Rossi (PPS). Uma Tribuna Livre também está programada, com a participação de Felipe Montagnana Antunes, que irá explanar sobre a criação de um balanço social e ambiental por empresas de Mogi Mirim e a formação de um Fundo Municipal de Responsabilidade Social e Ambiental.

COMISSÕES – A agenda da sessão não para por aí. A segunda-feira também será marcada pela eleição dos membros das comissões permanentes do Poder Legislativo. Os vereadores irão escolher os presidentes e integrantes das comissões de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas; Educação, Saúde e Assistência Social; Denominação de Vias e Logradouros Públicos; Emenda à Lei Orgânica e Exame de Assuntos Industriais e Comerciais.

NOVO TIME – Será a primeira sessão presidida pela nova Mesa Diretora da Câmara, formada pelo presidente, o vereador Manoel Eduardo Pereira da Cruz Palomino, o Mané Palomino (PPS), o primeiro vice-presidente, Geraldo Bertanha, o Gebê (SD), o segundo vice-presidente Cristiano Gaioto (PP), Luís Roberto Tavares, o Robertinho (Patri), no cargo de primeiro secretário, e André Mazon (PTB), o segundo secretário.

CONSULTA – Nomeado como novo secretário de Administração há dez dias, Mauro Nunes revelou, em entrevista ao O POPULAR, ter conversado com o ex-prefeito Paulo de Oliveira e Silva, seu braço-direito e amigo pessoal, antes de aceitar o convite de Carlos Nelson Bueno. Mauro, fundador do PSB em Mogi Mirim, há 28 anos, foi chefe de gabinete de Paulo Silva entre 2000 e 2004. Muito se comentou pela cidade e, nos bastidores da política local, como ele teria aceitado o convite de um inimigo político e desafeto de Paulo. Isso, porém, não teria sido obstáculo algum.

SINAL POSITIVO – Mauro disse ter tido uma conversa franca com Paulo Silva, exposto a proposta e as condições de trabalho oferecidas a ele, e que teria recebido uma sinalização positiva. Ele garante não ter ficado nenhum tipo de mágoa ou descontentamento pelo aceno ao convite, e a amizade entre ele e o ex-prefeito irá prosseguir de maneira natural, assim como o relacionamento político. Paulo Silva não é mais filiado ao PSB, assim como Maurinho, novo membro do PSD, em Mogi Mirim, legenda presidida por Danilo Zinetti, secretário de Governo de Carlos Nelson.

FESTA – Logo após ser confirmado como secretário, Mauro comentou ter recebido o carinho de inúmeros funcionários da Prefeitura, local em que goza de grande prestígio e é visto com extrema simpatia. Servidores a favor de Carlos Nelson e outros profissionais, assim como munícipes contra o atual prefeito, declararam apoio a ele, seja em conversas dentro da Prefeitura, na ruas ou mensagens pelo celular. Seu elo com a gestão pública facilita esse contato. “O setor público me encanta, eu gosto disso. As pessoas percebem”, festejou.

CAMPANHA REGIONAL – Mogi Mirim irá participar da quarta Campanha Regional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Lançada em Campinas, no último dia 23, a campanha faz parte de um projeto da EPTV, afiliada da Rede Globo, nas regiões de Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e sul de Minas Gerais e, que neste ano, atuará em parceria com as prefeituras das cidades das quatro regiões cobertas pela emissora. A ação que combate o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya será realizada no dia 16 de fevereiro, a partir das 8h. Representando o município, compareceram ao lançamento da campanha a vice-prefeita Lúcia Tenório, e a secretária de Saúde, Rosa Iamarino.

PRIMEIRA – O mutirão de 16 de fevereiro acontece, simultaneamente, nas 317 cidades da área de cobertura. Cada Prefeitura Municipal decidirá como a cidade participará da campanha. As atividades podem contar com mutirões de remoção de criadouros, ações educativas, entre outros. Aliás, Mogi foi a primeira cidade participante a realizar a ação de combate ao mosquito, no último sábado, durante a Operação “Zero Aedes, Zero Sujeira”, em quatro bairros da zona Norte: Santa Luzia, Loteamento Domênico Bianchi, Jardim Bicentenário e Santa Clara. O anúncio foi feito pela própria vice-prefeita ao diretor de Relações Institucionais da emissora, Paulo Brasileiro. “Informamos ao Paulo sobre a ação e a preocupação do município no combate ao mosquito. Juntaremos forças também nessa campanha regional da EPTV”, disse, na oportunidade, Lúcia Tenório.

SEMPRE EM REUNIÃO – Vem incomodando parte dos vereadores, em especial seus assessores parlamentares, a demora de secretarias municipais responderam a requerimentos elaborados pelos próprios edis ou simples questionamentos a respeito do andamento de pedidos e solicitações feitas a cada pasta municipal. Muitos reclamam que os secretários, titulares de cada órgão, também têm extrema dificuldade em atender telefonemas, com a justificativa, via funcionários das pastas, de que estão em reunião. “É reunião de manhã, tarde e noite. Só ficam em reunião”, reclamou, em tom sarcástico, um assessor à reportagem.

EM PESO – Na apresentação da comissão organizadora da programação de 250 anos de Mogi Mirim, na noite de quarta-feira, o prefeito Carlos Nelson e a vice-prefeita Lúcia Tenório, mais uma vez, levaram grande parte do secretariado municipal ao evento, realizado na Estação Educação, à Avenida Adib Chaib. Foram 20 representantes, entre secretários e funcionários do alto escalão da Prefeitura. O vereador Mané Palomino (PPS), presidente da Câmara Municipal, também marcou presença, assim como os vereadores Gerson Rossi, companheiro de Mané no PPS, Alexandre Cintra (PSDB) e Marcos Gaúcho (PSB). Sônia Módena (PP) e Jorge Setoguchi (PSD) foram representados por seus assessores parlamentares, Daiane Gattei e Fábio Zinetti, irmão do secretário de Governo, Danilo Zinetti, respectivamente.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments