quinta-feira, setembro 19, 2024

DA FONTE

ESCLARECE – A Santa Casa de Misericórdia esclareceu alguns pontos sobre a parceria com o Instituto Nacional de Ciências da Saúde, por meio de nota, assinada pelo provedor da entidade, Milton Braz Bonatti. Ele disse ainda que, na próxima terça-feira, uma coletiva de imprensa será realizada, com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas. O horário ainda não foi definido. Leia abaixo, na íntegra, a nota do hospital:

“Recentemente anunciamos em nota pública a parceria celebrada entre a IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MOGI MIRIM e o INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, notícia que, infelizmente, foi distorcida por impressões equivocadas, espalhando-se pela cidade a desinformação de que a nossa amada Santa Casa estaria sendo vendida ou cedida a um grupo empresarial desconhecido.
Diante desses boatos, torna-se necessário o seguinte esclarecimento:
A Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim conta com 101 leitos, dos quais 73 estão a serviço do SUS – Sistema Único de Saúde e atualmente sob o comando do Poder Público Municipal.
Os demais 28 leitos, que são destinados ao atendimento de outros Convênios não SUS e de particulares, estão ociosos e precisam ser ocupados, principalmente para gerar recursos extras à Irmandade para que esta possa honrar seus compromissos financeiros e criar musculatura suficiente para ampliar ainda mais o alcance da sua assistência, vocação genética da sua missão há 152 anos.
Com essa parceria com o INCS e com toda uma infraestrutura moderna e avançada que está sendo trazida por ele, a partir do próximo dia 1º de julho estarão em pleno funcionamento um PS – Pronto Socorro 12 horas (que dependendo da demanda passará a funcionar 24 horas) e um CEM – Centro de Especialidades Médicas, além dos 28 leitos à disposição de usuários particulares e de vários convênios que estão sendo credenciados, isto sem nenhum prejuízo para a ala SUS, a qual permanecerá operando a pleno vapor, cumprindo sua função assistencial filantrópica.
Esperamos ter satisfeito os possíveis equívocos que se estabeleceram e nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas restantes.
Para finalizar, reafirmamos o nosso permanente compromisso com a total transparência da nossa gestão frente a essa nobilíssima instituição filantrópica, a nossa querida Santa Casa de Misericórdia.”.

MAIS LEITOS – Durante a reunião na última semana, na Câmara Municipal, o diretor regional de saúde, Benedito Westin, comentou que o Estado aguarda somente a liberação do Ministério da Saúde para diminuir o déficit de leitos para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal em São Paulo. A região deverá receber mais verbas para a disponibilização de mais vagas, sendo 10 delas, em Mogi Mirim.

LARANJEIRAS – Um morador do Parque das Laranjeiras foi até a Câmara para cobrar esclarecimentos sobre a retirada dos moradores com casas localizadas em Área de Preservação Permanente (APP), portanto, casas irregulares. Os moradores criticam a proposta de R$ 5 mil para que eles saiam do local. Segundo informações do morador, são cerca de 40 famílias que habitam aquele espaço. O vereador Fábio Mota disse que a Prefeitura deverá fazer um levantamento de imóveis no próprio bairro, para abrigar as famílias que estão na área de preservação.

SEM RESPOSTA – A Prefeitura não vem respondendo alguns pedidos da Câmara. É o que denuncia o vereador Tiago Costa. Segundo ele, a maioria dos requerimentos que envia, são ignorados e não retornam. Para o edil, é um sinal de que a Administração Municipal não consegue dialogar com o Legislativo. Alguns outros vereadores já chegaram a reclamar, em outras sessões, dessa falta de respostas sobre as ações do município.

DROGAS – Denúncias de que médicos estariam utilizando drogas nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste chegaram até a vereadora Maria Helena Scudeler de Barros. Ela expôs as denúncias aos colegas vereadores. “Estão acontecendo coisas que até Deus não imagina: o uso de drogas por parte dos médicos. Uma funcionária pública chegou até a fazer Boletim de Ocorrência sobre isso”, disse. Para ela, os médicos que são contratados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde não estão sendo satisfatórios. “Não estão correspondendo, não se fixam na cidade e não têm comprometimento. Mas a soberba da secretária é tamanha, que está dando conta de tudo, mas não vê isso”, opinou.

ARTICULAÇÕES – As articulações políticas já estão começando, de olho das eleições municipais do ano que vem. Por aqui, já são ventilados os nomes para a composição de algumas chapas. Luiz Guarnieri e Ulisses Girardi, por exemplo, são citados como prováveis opções para as urnas, assim como Paulo Silva, Elias Ajub e Tiago Costa. Ricardo Brandão também pretende voltar a aparecer para as eleições, no entanto, por algum outro partido que não seja o PMDB. O vereador Moacir Genuário já deixou bem claro que, se Brandão for candidato, não será pelo partido dele. O ex-prefeito estaria sendo sondado por siglas de menor relevância política.

PRORROGADO – Os aluguéis das salas comerciais no Mogi Business Center, na Avenida Pedro Botesi, 2171, no Jardim Silvânia, para o funcionamento de setores da Prefeitura, entre eles, o Gabinete do Prefeito, foram prorrogados por mais 12 meses. Assim, o prefeito deverá continuar fazendo seus despachos de lá, até maio de 2020. Neste período, serão pagos mais de R$ 82 mil de aluguel pelos espaços ocupados pela Administração.

COMEMORAÇÃO – Os 250 anos de Mogi Mirim devem ser comemorados em grande estilo. A comissão para os festejos vem se reunindo para viabilizar uma grande festa. Nomes de artistas nacionais já estão sendo contatados e convidados a enviar orçamentos para que sejam analisados. Alguns artistas que fizeram sucesso nas décadas passadas estão nos planos. O show deverá acontecer no Espaço Cidadão, em outubro.

NA MESMA – Com o falecimento do vereador Chupeta, a sua cadeira na Câmara será de Fábio Mota, que já ocupa o lugar. Se no Legislativo já há uma definição, no Executivo, ainda não há uma. A servidora Tânia Guimarães, que substitui Fábio na Secretaria de Mobilidade Urbana, continua como interina.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments