domingo, abril 20, 2025

DA FONTE

DEMOROU – O vereador Luis Roberto Tavares, o Robertinho, reclamou da demora em colocar as máquinas para trabalhar no Parque das Laranjeiras. Desde a sessão da semana passada, o assunto foi colocado em questão na tribuna da Câmara Municipal, quando citou a burocracia para a expedição da ordem de serviço e adiantou que, por conta do feriado, os trabalhos começariam somente nesta semana, a última do mês. “Faltou delicadeza e respeito com os moradores”, opinou, se referindo ao evento, realizado no começo do mês, para a assinatura do contrato com a construtora. Robertinho deixou claro que a Prefeitura só está fazendo os trabalhos de infraestrutura por conta de uma ordem judicial. O vereador é da região e, segundo ele, foram feitos mais de 330 solicitações em 15 anos de mandato. “A maioria dos nomes das ruas de lá fui eu que dei”, disse, orgulhoso, citando ainda a vereadora Aparecida Pereira como uma das defensoras do bairro.

FALA, PREFEITO! – Nesta semana, o prefeito Carlos Nelson Bueno esteve no Parque das Laranjeiras, quando as obras foram iniciadas. Em vídeo publicado no Facebook da Prefeitura, CNB se comprometeu a estar presente, semanalmente, no bairro para conferir as obras de perto. Ele disse que espera encontrar, até o final do ano que vem, um cenário totalmente diferente. “Talvez, terminar, vai depender muito do tempo, porque, evidentemente, nós precisamos de tempo seco para que os trabalhos se desenvolvam com a agilidade que nós esperamos”, declarou.

CPI SONEGAÇÃO – Tiago Costa segue firme na ideia de enfrentar grandes empresas devedoras de impostos municipais. Como noticiado na semana passada, em O POPULAR, o vereador deverá pedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sonegação Tributária logo após o recesso legislativo. Nesta semana, o presidente da CPI de São Paulo, na qual Tiago deve se basear, entregou um cheque simbólico ao prefeito da capital, Bruno Covas. “Quero entregar um cheque gordo, assim, para o Carlos Nelson”, manifestou. Segundo ele, para que o prefeito faça o que precisa ser feito, como regularizar mais bairros, como o Laranjeiras, e fazer a manutenção dos prédios públicos, por exemplo. Em seu discurso, disse ainda que recebeu relatórios da Vigilância Sanitária sobre a situação de prédios municipais, que ele promete divulgar em breve.

PAGUE O QUE DEVE! – Virou motivo de piada a publicação da Prefeitura em seus canais oficiais da reportagem “Saae atua no combate às fraudes e na realização de melhorias”, que informa as medidas adotadas pela autarquia para combater as irregularidades. Segundo o texto, essas atitudes “acarretam em prejuízo, não apenas para o sistema, mas para toda a coletividade”. Tiago Costa citou um trecho que informa que, quando se deixa de pagar pelo que consumiu, os fraudadores fazem com que essa conta seja dividida por todos os moradores. “A Prefeitura deve R$ 16 milhões ao Saae. E essa fraude, ninguém vai combater? Eles fazem de conta que não devem!”, disse, ressaltando que, se a conta é rateada pelos moradores, todo mundo está pagando o que a Administração deixa de pagar. Com a palavra, a Prefeitura…

UPA – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste voltou a ser alvo de críticas nesta semana. Além dos problemas enfrentados por conta da ampliação do prédio que vem sendo frequentemente criticada por causa do tempo que a obra está durando (a Prefeitura diz que os serviços estão dentro do prazo), a situação operacional também parece ser um problema para quem precisa de atendimento na unidade. Os funcionários são alvos frequentes, principalmente dos vereadores. “Precisa renovar os funcionários, colocando pessoas especializadas em pronto atendimento e não quem trabalhava em postinho”, opinou Geraldo Bertanha. Gebê disse que se uma UPA fosse construída na zona Norte, a situação poderia melhorar, desafogando a unidade atual. Tiago Costa também fez críticas ao atendimento que sua avó e alguns outros pacientes receberam, na madrugada de quarta-feira. Costa fez vários vídeos comentando a situação e expôs o caso de uma médica que, segundo ele, se descontrolou ao ser filmada por familiares de um paciente. Guardas Municipais levaram a médica para a delegacia e o vereador levou os familiares. O celular, com o vídeo, foi apreendido. Ele classificou como humilhante a situação dos parentes.

POLÍCIA – Tiago aproveitou para fazer um boletim de ocorrência contra o prefeito Carlos Nelson Bueno, a secretária de Saúde, Flávia Rossi, e um médico, por entender que eles são os gestores da saúde e, por isso, os reponsáveis pela recusa da transferência de sua avó, de 104 anos, para a Santa Casa, por falta de vaga. Horas depois, o delegado de polícia fez um adendo no boletim de ocorrência, alterando a natureza para não criminal e acrescentou que a infração alegada por Costa não merece prosperar pois depende da existência de crime e, para o delegado, seria impossível determinar autores, sem uma melhor análise dos fatos.

DEVOLVIDO – A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei sobre a alteração de área doada à empresa Mogicom Indústria de Máquinas e Equipamentos Ltda. Houve uma denúncia ao Ministério Público de que a área não estava sendo utilizada em sua totalidade para os fins específicos aprovados na lei anterior, que concedeu o terreno para a empresa, e, por isso, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado com a Prefeitura, que enviou o projeto para reaver o espaço não utilizado, que tratava-se de uma área verde.

ATÉ O FINAL – O presidente da Câmara, Manoel Palomino, mesmo doente, levou os trabalhos do Legislativo até o final, na segunda-feira. Em alguns momentos acabou se “embananando”, como ele mesmo disse, mas nada que comprometesse os trabalhos. Cinoê Duzo, em consideração ao estado do colega, pediu que ele consultasse os demais vereadores sobre a possibilidade de abrir mão da segunda rodada de discursos. Alguns, mesmo solidários ao estado de Palomino, pediram para discursar. Assim, o presidente agradeceu a consideração, mas preferiu não colocar o pedido de Cinoê em votação, seguindo os trabalhos. De qualquer forma, a sessão durou pouco menos que o habitual.

PRIMEIRO LUGAR – O comentário de Maria Helena Scudeler de Barros, na semana passada, sobre o projeto da revista Nova Escola, que a Secretaria de Educação participou e recebeu a primeira colocação, teve respostas nesta semana. Na oportunidade, a vereadora disse que a notícia não era verídica e era falseada, pois apenas seis municípios participaram, no entendimento dela, e não o país todo. O líder de governo, Orivaldo Magalhães, esclareceu alguns pontos, dizendo que o concurso foi aberto a todos os municípios do Brasil e que, entre os finalistas, Mogi Mirim se colocou em primeiro lugar entre cidades com mais recursos. Ele pediu ainda respeito à equipe de profissionais da Educação. Na sessão retrasada, Maria Helena também citou as condições ruins de internet nas escolas. “Se ligam os dois (Chromebooks), a internet da escola cai”, disse, em referência aos equipamentos (uma espécie de tablet), conquistados por uma doação da Google.

RELATED ARTICLES

DA FONTE

DA FONTE

DA FONTE

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments