UPA – Em enquete realizada pelo O POPULAR na internet (www.opopularmm.com.br), 45% dos participantes consideram o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste ruim ou péssimo, enquanto 29% disseram ser regular. Apenas 27% das pessoas que votaram escolheram as opções ótimo ou bom. Em meio às críticas ao local, a Câmara Municipal decidiu prorrogar, por mais 90 dias, o prazo para a entrega do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar denúncias tanto de ordem técnica como financeira.
MISTERIOSO – O secretário de Cultura, Marcos Antônio Dias dos Santos, o Marquinhos, tentou fazer mistério em suas páginas nas redes sociais a respeito da segunda edição do Bem Mogi, mas o segredo de quem se apresentaria durou pouco. Na terça-feira, Marquinhos escreveu: “BeM Mogi e Rock in Rio, atração em comum??? Aguardem…”. Quem segue a banda Detonautas, na internet, ficou sabendo da novidade antes. O perfil da banda postou a agenda de shows até o fim do ano e Mogi Mirim aparece no dia 18 de agosto. A primeira edição aconteceu em 15 de junho, com o cantor e compositor Kiko Zambianchi. O evento foi realizado no Teatro de Arena e levou centenas de pessoas ao local. No ano em que Mogi Mirim comemora 250 anos, o que não tem faltado é atrações culturais e gratuitas preparadas pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.
REFORMA – Ainda falando sobre Cultura, foi aberto o processo licitatório para as obras de reforma do teatro do Centro Cultural. Até a próxima terça-feira, dia 16, as empresas poderão se cadastrar e, até o dia 19, é possível enviar o envelope com os preços, data em que as propostas recebidas serão abertas. Essa é uma das prioridades do secretário, Marquinhos Dias, que também tem como desejo, em sua lista, reabrir o museu da cidade.
EM BRASÍLIA – O presidente da Câmara Municipal, Manoel Palomino, esteve na semana passada em Brasília e participou do 11° Encontro Nacional de Vereadores, para discutir a implantação do Orçamento Impositivo Municipal. Em Mogi Mirim, Palomino é o autor da lei que, se for aprovada, obrigará o Executivo a destinar 1,2% do orçamento corrente líquido, hoje em torno de aproximadamente R$ 270 mil para cada vereador, que poderá indicar as demandas à Prefeitura. Pedidos para equipamentos e um veículo ao Conselho Tutelar também foram reiterados. “Além disso, aproveitei a oportunidade para buscar apoio do Governo Federal no atendimento de algumas demandas urgentes em relação à saúde, segurança pública, entre outros. Um dos pleitos foi o pedido de uma viatura específica para a Guarda Civil Municipal, visando à implantação da Patrulha Maria da Penha”, comentou.
MULHERES – Palomino também tem cobrado o funcionamento do Conselho Municipal da Condição Feminina e fez um requerimento para saber a viabilidade de reforma do antigo prédio da Ciretran, anexo ao da Delegacia de Polícia, para abrigar a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que funciona no mesmo terreno, mas em local reduzido. O vereador quer ainda instituir a Patrulha Maria da Penha e diz que irá criar a procuradoria da mulher no âmbito da Câmara Municipal. “Entramos com pedido para o prefeito viabilizar parceria com o Ministério Público de São Paulo, acerca de um programa que as agentes comunitárias de saúde possam auxiliar nesta luta de acolhimento e apoio na identificação de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, comentou. Na semana passada, Palomino participou do lançamento na OAB de Mogi Guaçu do projeto “Mãos Empenhadas contra a violência doméstica e familiar a mulher”.
PASSADO – Na ida do presidente do Saae, Rodrigo Sernaglia, à Câmara Municipal, foi levantado uma discussão a respeito do valor pago aos Serviços de Saneamento de Mogi Mirim (Sesamm). “A Sesamm é um fato. Isso tinha que ser discutido lá atrás. Hoje esse é um sistema consolidado e que não vai mudar”, disse. O representante da autarquia comentou ainda que, se houvesse uma mudança, agora, o município teria que ressarcir a empresa, o que representaria um valor alto para o município. “Temos que lembrar também do benefício que o sistema trouxe, como o ganho ambiental e para a saúde”, defendeu ele, que participou do processo de criação da Sesamm. Sernaglia finalizou dizendo que o prefeito Carlos Nelson Bueno também acha caro, mas é uma despesa necessária.
HOMENAGEM – O vereador Orivaldo Magalhães promoveu uma homenagem na última sessão legislativa ao Núcleo de Correspondência MMDC “Afonso Zambrana”, de Mogi Mirim. Estiveram presentes o subtenente da Polícia Militar, Marcos Giovani da Cruz, que preside a base de Mogi Mirim, e o coronel Mario Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos 32, de São Paulo. A finalidade do Núcleo de Correspondência MMDC é divulgar e preservar o Movimento Constitucionalista de 1932, lembrado em 9 de julho. Isabel Zambrana também foi homenageada na ocasião, recebendo um vaso de flores dos vereadores.
INVESTIMENTO – O Grupo Porto Canto, proprietário das Fazendas São Francisco e Santo Antônio, está produzindo cerca de 45 mil litros de leite ao mês em Mogi Mirim. Localizada no km 53,5 da Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva, o empreendimento está em ampliação, a fim de garantir o aumento da produção. Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou a certificação para a exportação de embriões de fecundação in vitro das raças Gir e Girolando, também comercializado pelo grupo há sete anos. Uma comitiva formada pelo secretário de Agricultura, Valdir Biazotto, acompanhado por técnicos da pasta; o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Dias de Sá e alunos do curso de Tecnologia de Alimentos da Cegep, visitou o local. “A grandiosidade do empreendimento em expansão da Fazenda Santo Antônio, ao ampliar seus investimentos com tecnologia de ponta, garante um ganho significativo ao município”, destacou Biazotto.