UANA
Ano de eleição municipal é ano de ressuscitar velhos defuntos. Com a inauguração da UPA 24 horas, na Zona Leste, a unidade de pronto-atendimento da Santa Casa, a Uana, na região central da cidade, foi enterrada. Agora, como é ano eleitoral, o assunto volta à tona. Grupos políticos ligados ao ex-prefeito Paulo Silva, hoje no PDT e pré-candidato a vice do pré-candidato a prefeito Luizinho Guarnieri (PSB), encamparam a campanha “Volta Uana”. Inclusive, esses políticos fazem corpo a corpo com a população aos sábados para colher assinaturas para um abaixo-assinado. Gesto tão “nobre” quanto o objetivo final.
INDEFINIDO?
O presidente do MDB local, vereador Moacir Genuário, confirmou que o ex-prefeito Paulo Silva tem conversado, sim, com o seu partido a fim de costurar uma ampla aliança para formar uma terceira via visando as eleições de outubro. Porém, afirmou que os nomes colocados à mesa ainda estão sendo estudados. “Não tem nomes definidos. Nada está definido”, disse Genuário, referindo-se à dobradinha Luiz Guarnieri-Paulo Silva, que foi anunciada pelo próprio ex-prefeito. “O MDB está conversando com vários pré-candidatos”, acrescentou Moacir, despistando. Há quem aposte todas as fichas no MDB junto com Paulo Silva e Cia.
CORONAVÍRUS
Em meio aa pânico visto nas redes sociais – sem motivo, por enquanto – sobre a chegada do coronavírus na cidade – dois casos SUSPEITOS foram registrados esta semana – há quem veja boas oportunidades nisso. O vereador Magalhães (PSD) é um deles. Ele explica. A crise do coronavírus na China abre oportunidade para a indústria brasileira se desenvolver, principalmente a alimentícia e a de eletrônicos. “E isso deverá gerar mais empregos e melhorar a renda das famílias brasileiras”, apontou. “É claro que a doença, por si só, é ruim, mas, por outro lado, abre-se um leque de oportunidades para as empresas brasileiras”, observou.
‘NÃO SOU GADO’
Se, por um lado, o coronavírus não amedronta Magalhães, por outro, a dengue, que se alastra a passos largos, preocupa – e muito – o vereador Tiago Costa (MDB), que voltou a fazer fortes críticas à Saúde na cidade. Além da dengue, o emedebista fez mais uma crítica ácida à gestão da UPA, revelando um áudio do novo diretor clínico da unidade, Emílio Wacked Junior. Nele, Tiago revela que um paciente só foi transferido para a Santa Casa depois de ficar três dias entubado até o cilindro de oxigênio acabar. “Olha que absurdo. E o diretor Emílio disse que vai pedir minha cabeça por conta dessa denúncia. Não sou gado para pedir a cabeça”, disparou.
LIFAMM
O futuro da Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim na atual sede, na Praça Catarino Marangoni, no Jardim Longatto, está nas mãos da Câmara Municipal. O prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) enviou à Casa projeto de lei permitindo o uso do imóvel, que é da Prefeitura, por mais dois anos. Mas essa permissão depende de aval dos vereadores. Esta semana, o PL de CNB foi a plenário, mas não votado. Foi adiado por 15 dias a pedido do vereador Gerson Rossi Junior (Cidadania). “Para ter certeza que podemos aprovar essa permissão em ano eleitoral”, justificou. A alienação de áreas para empresas, por exemplo, não pode ser feita em 2020.
JUDÔ
A Câmara Municipal prestou homenagens a dois judocas de 9 anos, futuro do esporte nacional, na noite de segunda-feira, 2. Enzo Henrique de Miranda Silva e Ana Carolina Oliveira Mattos posaram, acompanhados de seus pais, para uma foto com os vereadores no plenário da Casa Legislativa e receberam uma salva de palmas de todos os presentes. Só para se ter ideia a judoca faixa amarela Ana Carolina conquistou 18 medalhas em 2019 (13 ouros, 4 pratas e 1 bronze). É ou não o futuro do judô brasileiro? “Que essa homenagem possa motivar ainda mais o Enzo Miranda e a Ana Carolina. Desejo a ambos muito mais conquistas”, reforçou Robertinho Tavares (Patriota), autor da singela homenagem.
NOS TRAÇOS DE JOÃO GOUVEIA – Começa a caça ao voto