PEDOFILIA
Projeto de lei do vereador Robertinho Tavares pretende instituir no calendário oficial do município a “Semana Municipal de Prevenção à Pedofilia pela Internet”. Pela proposta, as atividades referentes ao tema serão realizadas na primeira semana de aula de cada ano letivo na rede municipal de ensino. Durante a semana de combate à pedofilia pela internet, as secretarias de Educação e Segurança poderão, em conjunto, desenvolver ações de prevenção com orientações e informações aos alunos. Ações também poderão ser feitas em parceria com escolas do Estado e particulares. E até uma parceria com a Polícia Militar, que realiza um programa de prevenção às drogas, o Proerd.
VIOLÊNCIA
Se, por um lado, tenta-se criar um instrumento de prevenção à pedofilia na internet, por outro, projeto de lei da vereadora Sonia Módena busca a prevenção contra a violência doméstica, através de uma campanha municipal a ser realizada anualmente todo mês de junho. “Para promover a conscientização contra esse absurdo por meio de palestras e debates, por exemplo”, disse. Sonia também é autora de projeto de lei sobre a prevenção ao abandono e maus tratos de animais durante o mês de março, todos os anos. A vereadora, que também é policial civil, é uma das parlamentares mais atuantes em relação à violência doméstica e causa animal.
CENSO ANIMAL
Projeto do presidente da Câmara, Manoel Palomino, propõe instituir em Mogi Mirim o Censo de Animal Doméstico (CAD). Se aprovado, esse censo será implantado com apoio da Secretaria de Saúde e deverá ser feito em toda a cidade a cada seis meses para reconhecimento de animais domésticos. A pesquisa seria feita por agentes comunitários de saúde, questionando o número de animais de estimação no imóvel, espécie, gênero, condição reprodutiva e a identificação do tutor. Vale lembrar que Palomino é um dos defensores da causa animal na cidade.
FIBROMIALGIA
Sabe aquelas dores no corpo, principalmente nas articulações, músculos e tendões, por períodos prolongados? Pois é a tal da fibromialgia, que aflige muitos mogimirianos. Está em tramitação na Câmara Municipal um projeto de lei do vereador Moacir Genuário que institui o PCPF, que é o Programa Municipal para Pessoas com Fibromialgia. O objetivo é oferecer serviços para diagnósticos e tratamento da doença de forma ampliada e humanizada. Pelo projeto, deverá ser desenvolvido a diversificação das estratégias de atendimento, com terapias alternativas, inclusive. Tudo isso oferecido de graça pela Prefeitura.
CASA DOS CONSELHOS
E o prefeito Carlos Nelson Bueno quer criar a Casa dos Conselhos Municipais, uma espécie de secretaria geral dos conselhos da cidade. “Alguns conselhos encontram-se desarticulados e não realizam reuniões regulares nem cumprem sua função pública”, criticou CNB. O projeto do chefe do Executivo é, justamente, reativar esses conselhos capengas, oferecendo estrutura administrativa e técnica, bem como um espaço público para dar suporte a reuniões, fóruns e conferências, por exemplo. “Queremos incentivar a participação de todos”, disse Carlos Nelson na mensagem do projeto de lei enviado à Câmara.
VOZ FRACA
Em tempos de lives no Facebook, muitos políticos têm usado a ferramenta para se comunicar e informar mais rapidamente sobre as medidas tomadas contra o novo coronavírus. E o prefeito Carlos Nelson Bueno, no alto de seus 80 anos, está em sintonia com a novidade, postando lives quase que diariamente. O que chamou a atenção em um de seus discursos rápidos, no entanto, foi a voz baixa, rouca, fraca, quase que não audível. Fato estranho porque CNB sempre teve voz forte, impositiva e bem clara. Deve ser o cansaço da correria das últimas duas semanas por conta da batalha contra a Covid-19. Afinal, Carlos Nelson não é mais nenhum menino.
NOS TRAÇOS DE JOÃO GOUVEIA – Estamos nos aproximando. Corram pra casa