sábado, abril 19, 2025

DA FONTE

APTO
O prefeito Carlos Nelson Bueno, candidato à reeleição pelo PSDB, está apto a concorrer à quinta eleição para prefeito de Mogi Mirim. Alvo de pedido de impugnação de candidatura do Ministério Público Eleitoral, por meio de ação do candidato Danilo Zinetti (PSD), a promotora eleitoral Paula Magalhães da Silva Rennó reformou sua decisão, emitindo parecer favorável à candidatura. É que a juíza Maria Raquel Campos Pinto Tilkian Neves, da 4ª Vara Cívil, determinou a suspensão dos efeitos da decisão legislativa, de 2017, sobre as contas da Prefeitura de 2012, reprovadas pelo Tribunal de Contas. Isso porque a própria Justiça já tinha revertido a situação, dizendo que CNB não cometeu improbidade administrativa. Então, segue o barco.

EM FLAGRANTE
Nenhum candidato às eleições 2020 pode ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante. Pelo código eleitoral, a imunidade para os concorrentes começa a valer 15 dias antes da eleição. Já está valendo, portanto. Já os eleitores não poderão ser presos cinco dias antes das eleições, ou seja, a partir do dia 10, próxima terça, exceto em flagrante delito; em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; e por desrespeito a salvo-conduto. A regra para ambos os casos vale até 48 horas depois do término do primeiro turno. Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, as eleições de outubro foram adiadas para 15 de novembro, data da escolha do prefeito, do vice e dos 17 vereadores.

TOMA LÁ DÁ CÁ
Candidatos a vice-prefeitos nas chapas de André Mazon (PTB) e de Aloísio Bueno (PSL), que, curiosamente, são policiais militares, foram alvos de denúncia de ilegalidade nas propagandas eleitorais impressas. Isto porque Subtenente Giovani (Patriota) e Cabo Negro (PSL) pousaram com fardamento da Polícia Militar, o que é proibido. Primeiro, a coligação de André Mazon entrou com representação na Justiça Eleitoral contra essa ilegalidade. Depois, a coligação de Aloísio Bueno fez o mesmo. É o toma lá dá cá da política. Em ambos os casos, a Justiça Eleitoral mandou suspender e retirar a propaganda considerada irregular. Neste caso, o chumbo trocado doeu para os dois.

TURISMO
Uma mudança que o candidato do PTB a prefeito, vereador André Mazon, pretende fazer, se eleito, é transferir o Turismo, hoje junto com a Secretaria de Cultura, para a Secretaria de Negócios. “Faz mais sentido”, disse André Mazon. Ele explica: “Queremos ter o turismo cultural, claro, como o turismo gastronômico, mas também vamos criar incentivos para o turismo histórico e pedagógico e o de negócios, que é uma vocação do município”, avaliou na sabatina da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), dia 29. Segundo ele, Mogi integra um dos corredores que mais recebem investimentos no Estado, que é a SP-340, e que não pode ficar para trás. E para proporcionar mais segurança a moradores e visitantes, André promete aumentar o efetivo da Secretaria de Segurança em 80 homens.

DESEMPREGO
O candidato Ricardo Brandão (Podemos) foi sabatinado dia 30, no “Acimm Entrevista”. Falando sobre economia, ele disse que “tudo gira em torno do emprego”. E a julgar pelos seus dados, Mogi Mirim vai de mal a pior. Informou que o Brasil tem 14% de desempregados, conforme o IBGE. “E em Mogi Mirim esse índice ultrapassa os 30%, segundo uma pesquisa que eu tenho em mãos”, afirmou, sem divulgar a fonte. “Para fortalecer o comércio, temos que gerar empregos. Como fazer isso? Trazendo investidores e empreendedores para a cidade, como os do setor de construção civil”, disse. Segundo deixou no ar, o setor está travado devido a interesses pessoais de Carlos Nelson Bueno (PSDB). Ricardo também prometeu ressuscitar o MMEC e fazer o Aeroporto Municipal funcionar.

ENGRENAGEM
O candidato a prefeito Paulo Silva (PDT) foi o último a ser sabatinado no “Acimm Entrevista”, na Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim, nesta terça-feira (3). Sempre tendo como tema principal o comércio e a economia, o pedetista sintetizou que comércio, indústria, turismo, etc fazem parte de uma mesma engrenagem que movem a economia, geram empregos e renda e, consequentemente, emancipa o cidadão. Garantiu que apoiará o projeto da Acimm “Mogi Mirim 2050”, inclusive com a criação de uma Agência de Desenvolvimento. “Vamos ser parceiros. Temos que estimular a industrialização, criando um novo Parque Industrial, e promover a qualificação profissional.” Paulo Silva disse também que, se eleito, vai transformar o Aeroclube em Aeroporto Municipal.

TÚNEL DO TEMPO


O prefeito Carlos Nelson Bueno faz a entrega dos contratos de posse definitiva de lotes no Linda Chaib a 27 famílias inscritas nos programas habitacionais da Prefeitura de Mogi Mirim. As próprias famílias deverão se incumbir da construção da moradia. Há 15 anos, na edição do dia 5 de novembro de 2005. P.S: O POPULAR inaugura esta coluna hoje, recordando fatos históricos passados e registrados pelo jornal. A coluna substitui as charges de João Gouveia, que preferiu dar um tempo no seu trabalho. A ele nossos agradecimentos.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments