ATÉ BREVE!?
O prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) cumpriu agenda cheia na última semana. Inaugurou escolas, posto de saúde e prestou justa homenagem ao saudoso artista plástico e historiador mogimiriano Tóride Celegatti, cumprindo com seu mandato até o fim. “Sigo com meu compromisso com a população de Mogi Mirim, que me elegeu prefeito até o dia 31 de dezembro de 2020”, escreveu em sua página no Facebook. “Esses últimos dias foram intensos e juntamente com minha equipe de secretários entregamos obras e fizemos justas homenagens a figuras ilustres dessa cidade. Estamos fechando um ciclo, com a cabeça erguida e a certeza de dever cumprido”, prossegue. Aos 80 anos, CNB encerra deixando uma mensagem de que ainda teria lenha para queimar. “Obrigado, Mogi Mirim. Até breve”.
TRANSMISSÃO DE CARGO
Também em suas redes sociais, Carlos Nelson afirma que cumprirá com o seu papel até o fim. E transmitirá o comando da cidade para o prefeito eleito Paulo Silva (PDT). Até desejou sucesso para o rival que nunca conseguiu vencer. “A eleição é o momento máximo da democracia. Participei de mais de 10 eleições, saí vitorioso de algumas e perdi outras, contudo, sempre respeitei a vontade soberana dos eleitores nas urnas. Meu compromisso vai até o dia 31 de dezembro, quando transmitirei o comando da cidade ao prefeito eleito Paulo de Oliveira e Silva, a quem desejo sucesso nessa importante missão de decidir os rumos da cidade e de governar com austeridade”, escreveu. Diz que entregará uma cidade muito melhor do que recebeu, com obras concluídas e superávit financeiro.
GASTANDO A SOLA
O prefeito eleito Paulo Silva não esperou receber as chaves da cidade das mãos de Carlos Nelson Bueno para começar a trabalhar. Desde as primeiras horas após o resultado das urnas, ele arregaçou as mangas e está gastando a sola dos sapatos. Nas últimas semanas, ele se reuniu, por exemplo, com o diretor de atividades do Sesi Mogi Guaçu, Laôr Fernandes de Oliveira, para firmar convênios em diversas áreas. A boa notícia é que existe a possibilidade do Sesi atuar diretamente em Mogi Mirim, em parceria com a Prefeitura, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos Núcleos de Arte Cênica e Dança, na área esportiva, em projetos socioambientais – cursos de Arte e Moda, formação de empreendedores da Economia Criativa, dentre outros.
DESENVOLVIMENTO RURAL
Também nas últimas semanas, Paulo Silva foi ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural buscar informações sobre o setor. Estava acompanhado do futuro secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Oberdan Quaglio Alves, entre outros. Eles foram recebidos por integrantes do Sindicato Rural e pelo presidente do Conselho Rural, Evanilton Vicensotti. A principal queixa do setor é de que as comunidades agrícolas tem sentido certo distanciamento do Poder Público Municipal. O Conselho Rural se colocou à disposição da Prefeitura para valorizar o homem do campo. Paulo Silva apresentou suas propostas de desenvolvimento econômico, segurança, turismo e lazer para a área rural. “A participação de todos os conselhos será importante para o nosso governo que contará com a participação popular”, destacou.
ELEIÇÃO DA MESA
Ao que tudo indica a eleição da Mesa Diretora da Câmara terá três candidatos a presidente – Sonia Módena (Cidadania), Gebê (DEM) e Alexandre Cintra (PSDB). A vereadora mais votada da história da cidade trabalha para ter o voto da bancada feminina. São cinco vereadoras eleitas, contando com ela própria. Gebê e Cintra, que são da mesma base montada pelo prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), correm o risco de morrerem na praia. Porque, certamente, vão dividir votos. E isso pode significar uma vantagem à candidata Sonia. Entre os eleitores, há oito “marinheiros” de primeira viagem; seis, de segunda viagem; e apenas três veteranos com mais de dois mandatos – Robertinho Tavares (PL), Cinoê Duzo (PTB) e Magalhães (PSDB). Quem leva essa? Façam suas apostas!
PARCERIA
E nessa gastança de sola de sapato, Paulo Silva (PDT) também se reuniu com o deputado federal Roberto Alves (Republicanos), que apoiou Elias Ajub (Republicanos) para prefeito. No encontro, em Campinas, o parlamentar prometeu trabalhar por Mogi Mirim e se comprometeu em enviar R$ 200 mil para a Santa Casa. Ele também disse que enviará recursos para o esporte e outras áreas. O vereador eleito Ademir Jr. (Republicanos) será a ponte entre o governo municipal e o deputado. Além de Paulo Silva e Ademir, participaram do encontro Wilians Mendes, futuro secretário de Esportes, Vaguinho, auxiliar técnico de futebol, e a vereadora Maria Helena Scudeler de Barros, futura secretária de Relações Institucionais.
TÚNEL DO TEMPO
CARENTE
O ano de 2006 está chegando e com ele chega os planos de reformas e mudanças e, para concluir esta meta, o Departamento de Educação adiantou a reforma de sete unidades escolares do município. De acordo com a diretora do DE, Flávia Rossi, o projeto conta com reforma e ampliação da Emei da Santa Cruz (Magia), do Parque da Imprensa, da Emei Vagalume, da Emef “Sinhazinha”, Emef “Geraldo Philomeno”, entre outras. Flávia ressalta que todas as escolas da rede municipal receberam computadores e uma impressora matricial. Há 15 anos, na edição do dia 23 de dezembro 2005.