RECONVOCAÇÃO
O vereador Magalhães (PSDB) não engoliu o “bolo” que levou da diretoria da Elektro, que ignorou convocação para prestar esclarecimentos na tribuna livre da Câmara sobre os serviços prestados na cidade. Tanto que o tucano fez a reconvocação de diretores da concessionária de energia elétrica, aprovada pelo plenário, para comparecer à Casa de Leis no dia 1º de março. O correligionário Alexandre Cintra, que levou dois bolos do diretor da Expresso Fênix, Victor Hugo Chedid, ano passado, fez nova reconvocação, também para o dia 1º de março. “Da primeira vez mandou um ofício dizendo que não poderia vir, da segunda mandou o gerente Sandro Rogério de Souza representá-lo. Não quero o Sandro. Quero o Victor Hugo”, desafiou.
MOÇÃO DE PESAR
E não é que o plenário do Legislativo voltou a discutir se as moções de pesar terão assinaturas de todos ou apenas do autor. E não é que teve até votação para isso. E não é que vai ficar tudo como antes. Isto é, todas as moções de pesar terão assinatura de todos os 17 vereadores da Casa, conforme acordo de cavalheiros desde a Legislatura passada. Cinoê Duzo (PTB) tomou a iniciativa de pedir votação para isso, atendido pela presidente Sonia Módena. E o resultado: aprovado por unanimidade. Até mesmo pelo vereador Gebê (DEM), justamente ele, que tinha proposto o contrário, em conversa particular, com a chefe do Parlamento. Essa ele perdeu. Vitória do petebista para um assunto que nem deveria ter tido a repercussão que teve.
PRECARIEDADE
Mas o assunto que tomou conta mesmo da ordinária desta semana foi a precariedade de escolas municipais e de postos de saúde. “Estou preocupada com [a qualidade] do atendimento na UPA”, disse Lúcia Tenório (CDD). “Como a dra. Lúcia tocou no assunto, resolvi falar. Cerca de dois meses atrás flagrei uma unidade com três médicos de plantão noturno e só um trabalhando. Os outros dois ficavam dormindo. Deveria ser o contrário. Por isso que temos que fiscalizar mesmo”, emendou Marcos Gaúcho (PSDB). Tiago Costa (MDB) citou reportagem de O POPULAR que denunciava 114 irregularidades em 33 de 36 escolas municipais. “A estrutura é de assustar e não vai ser em pouco tempo que vamos solucionar isso”, acrescentou Dirceu Paulino (SD).
TELHADO DE VIDRO
Tiago Costa aponta o dedo para fora, mas também para dentro. Não deixou de falar das falhas estruturais na própria Casa de Leis. Disse que oficiou a presidente Sonia Módena (CDD) a providenciar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que o Legislativo não tem. “Porque não adianta pedir para fora e não dar o exemplo aqui dentro”, disse, criticando a cobertura da Casa, que mais parece uma peneira de tanto que goteja toda vez que chove um pouco mais forte. “Deram um ‘tapa’ na Casa, mas estão deixando o teto cair na cabeça de alguém”, disparou, criticando o uso da cadeira da Presidência como trampolim político. Sonia Módena rebateu: “Espera a Casa correr e, então, o senhor tira suas conclusões. Os últimos presidentes nem reeleitos foram”. Gebê informou que a última reforma não contemplava o teto, por isso ficou como está.
TÚNEL DO TEMPO
CARNAVAL
A data inicial para o início do Carnaval é só o próximo sábado, entretanto Mogi Mirim já está em clima de folia. Isto porque hoje à noite acontecerá a escolha do rei momo, da rainha e das princesas do Carnaval. O concurso será realizado durante o baile pré-carnavalesco na Associação Atlética Amigos da Vila São José. Os finalistas receberão uma premiação em dinheiro. E o Departamento de Cultura e Turismo promoverá um Bar dos Artistas especial, trazendo o “Grito de Carnaval” com a Banda Lyra. Há 15 anos, na edição do dia 18 de fevereiro de 2006.