sábado, novembro 23, 2024

DA FONTE

AULAS PRESENCIAIS
Secretários municipais de Educação de cinco cidades da região se reuniram semana passada, em Mogi Guaçu, para traçar ações relativas ao ensino em meio à pandemia. E, claro, discutiram a retomada das aulas presenciais, que não têm data para voltar. Mas ficou definida a intenção de que essa retomada presencial possa ser feita em conjunto por Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Estiva Gerbi e Conchal, com compartilhamento de informações e até mesmo em uma data única. É consenso de que é necessário um plano “muito humano”, acolhendo docentes, alunos e pais. Talvez, no final do mês, se tenha ideia sobre a volta às aulas presenciais. No dia 26, uma nova rodada sobre esse imbróglio será realizada entre os dirigentes educacionais, em Mogi Mirim.

ÔNIBUS ESCOLAR
O prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT) recebeu, na sexta (30), o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), representado na cidade pelo chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, Cristiano Gaioto, do DEM. Na oportunidade, Zimbaldi fez a entrega de um novo ônibus escolar ao município. Com capacidade para 56 passageiros, o veículo também é adaptado para portadores de necessidade especiais com estrutura composta por plataforma elevatória; áreas para cadeira de rodas com acompanhante e/ou cão guia; poltronas com cinto de segurança subabdominal, sistema de comunicação para alunos com deficiência visual ou auditiva; e comunicação visual interna e externa, com linguagem específica e sinalização tátil. Claro que o escolar não pode ser usado como transporte coletivo.

GOVERNO E POLÍTICA
Também na semana passada, Paulo Silva se reuniu com o vereador Magalhães (PSDB). Na ocasião, ambos trataram sobre a importância da geração de empregos e a distribuição de renda no município. Sob esse prisma, as empresas que auxiliam na contratação de profissionais para o mercado de trabalho, como a Potencial, de Magalhães, serão essenciais para o preenchimento destas vagas. “A formação de parceria é fundamental para a abertura de vagas de emprego, além de proporcionar a capacitação das pessoas contratadas”, disse o prefeito. Sob a óptica de governo, essa é uma parceria que pode gerar bons frutos para o município. Sob a óptica política, Paulo Silva estreita relações com um opositor e pode ver facilitada sua vida no Parlamento Municipal.

SABATINAS
Embora a relação Executivo-Legislativo esteja indo a mil maravilhas, vereadores da oposição têm feito um trabalho de fiscalização responsável, sem gritaria gratuita. E, neste sentido, os vereadores Tiago Costa (MDB) e o tucano Magalhães tiveram esta semana a aprovação dos colegas de convocações para duas sabatinas. O emedebista quer ouvir, no dia 17, o que a vice-prefeita Maria Alice Mostardinha (SD) tem a dizer sobre a afirmação de que a “Secretaria de Saúde não está preocupada com a saúde da população”. E Magalhães convoca o secretário municipal responsável sobre assuntos de distribuição de energia para falar da concessão da Elektro, no dia 24. O tucano não está feliz com os serviços prestados pela empresa e ameaça até um abaixo-assinado contra ela.

TÚNEL DO TEMPO

CAPS-AD
O prefeito Carlos Nelson Bueno inaugurou na semana passada, dia 28, a primeira unidade do Caps-AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas) no município. A solenidade contou com a presença de Benedito Carlos Rocha Westin, representante da DIR XX de São João da Boa Vista, além de diretores de vários departamentos. (…) De acordo com a diretora de Saúde, Daniela Dalben Motta, 10% da população do município são dependentes químicos de drogas e de álcool. Mogi Mirim vai atender hoje cerca de 90 dependentes com a intenção de atender toda a demanda no futuro. Há 15 anos, na edição do dia 6 de maio de 2006.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments