AULAS PRESENCIAIS
Secretários municipais de Educação de cinco cidades da região se reuniram semana passada, em Mogi Guaçu, para traçar ações relativas ao ensino em meio à pandemia. E, claro, discutiram a retomada das aulas presenciais, que não têm data para voltar. Mas ficou definida a intenção de que essa retomada presencial possa ser feita em conjunto por Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Estiva Gerbi e Conchal, com compartilhamento de informações e até mesmo em uma data única. É consenso de que é necessário um plano “muito humano”, acolhendo docentes, alunos e pais. Talvez, no final do mês, se tenha ideia sobre a volta às aulas presenciais. No dia 26, uma nova rodada sobre esse imbróglio será realizada entre os dirigentes educacionais, em Mogi Mirim.
ÔNIBUS ESCOLAR
O prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT) recebeu, na sexta (30), o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), representado na cidade pelo chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, Cristiano Gaioto, do DEM. Na oportunidade, Zimbaldi fez a entrega de um novo ônibus escolar ao município. Com capacidade para 56 passageiros, o veículo também é adaptado para portadores de necessidade especiais com estrutura composta por plataforma elevatória; áreas para cadeira de rodas com acompanhante e/ou cão guia; poltronas com cinto de segurança subabdominal, sistema de comunicação para alunos com deficiência visual ou auditiva; e comunicação visual interna e externa, com linguagem específica e sinalização tátil. Claro que o escolar não pode ser usado como transporte coletivo.
GOVERNO E POLÍTICA
Também na semana passada, Paulo Silva se reuniu com o vereador Magalhães (PSDB). Na ocasião, ambos trataram sobre a importância da geração de empregos e a distribuição de renda no município. Sob esse prisma, as empresas que auxiliam na contratação de profissionais para o mercado de trabalho, como a Potencial, de Magalhães, serão essenciais para o preenchimento destas vagas. “A formação de parceria é fundamental para a abertura de vagas de emprego, além de proporcionar a capacitação das pessoas contratadas”, disse o prefeito. Sob a óptica de governo, essa é uma parceria que pode gerar bons frutos para o município. Sob a óptica política, Paulo Silva estreita relações com um opositor e pode ver facilitada sua vida no Parlamento Municipal.
SABATINAS
Embora a relação Executivo-Legislativo esteja indo a mil maravilhas, vereadores da oposição têm feito um trabalho de fiscalização responsável, sem gritaria gratuita. E, neste sentido, os vereadores Tiago Costa (MDB) e o tucano Magalhães tiveram esta semana a aprovação dos colegas de convocações para duas sabatinas. O emedebista quer ouvir, no dia 17, o que a vice-prefeita Maria Alice Mostardinha (SD) tem a dizer sobre a afirmação de que a “Secretaria de Saúde não está preocupada com a saúde da população”. E Magalhães convoca o secretário municipal responsável sobre assuntos de distribuição de energia para falar da concessão da Elektro, no dia 24. O tucano não está feliz com os serviços prestados pela empresa e ameaça até um abaixo-assinado contra ela.
TÚNEL DO TEMPO
CAPS-AD
O prefeito Carlos Nelson Bueno inaugurou na semana passada, dia 28, a primeira unidade do Caps-AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas) no município. A solenidade contou com a presença de Benedito Carlos Rocha Westin, representante da DIR XX de São João da Boa Vista, além de diretores de vários departamentos. (…) De acordo com a diretora de Saúde, Daniela Dalben Motta, 10% da população do município são dependentes químicos de drogas e de álcool. Mogi Mirim vai atender hoje cerca de 90 dependentes com a intenção de atender toda a demanda no futuro. Há 15 anos, na edição do dia 6 de maio de 2006.